O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 11 de janeiro de 2026
Atenção motoristas

Prefeitura de Goiânia confirma mudanças no trânsito para minimizar impactos das chuvas

Na Marginal Botafogo, os motoristas irão para a Rua 67-A e para a Avenida Independência, no sentido Vila Nova. Já no sentido norte-sul, a rota será desviada para a Alameda Botafogo antes da Rua 10, com alternativas pela Rua 21 e Rua 24 até a Avenida 10.

Maria Eduarda Leãopor Maria Eduarda Leão em 5 de fevereiro de 2025
WhatsApp Image 2025 02 05 at 12.20.25
| Foto: Alexandre Paes

A Prefeitura de Goiânia apresentou, nesta quarta-feira (5), um planejamento estratégico para enfrentar o período chuvoso. O plano, coordenado pelo Gabinete de Crise para Enfrentamento de Mudanças Climáticas, inclui monitoramento em tempo real, bloqueios preventivos, desvios de trânsito e ações emergenciais para evitar alagamentos e acidentes.

Entre as principais medidas, a Marginal Botafogo, uma das vias mais afetadas pelas chuvas, será monitorada em tempo integral e terá interdições preventivas conforme o nível da água. Quatro pontos críticos serão priorizados: Avenida Independência, Rua 91, Avenida D com Avenida A e Complexo Jamel Cecílio. Segundo o diretor de Trânsito, Luís Tiago, a situação mais preocupante está na Avenida Independência, onde o transbordamento do Córrego Botafogo representa risco elevado.

Para minimizar transtornos, a Secretaria de Engenharia de Trânsito coordenará os bloqueios e os desvios. Motoristas serão redirecionados para vias alternativas, como a Rua 67-A, Avenida Independência e Alameda Botafogo. O viaduto Mauro Borges também terá restrições de acesso. O plano foi elaborado em conjunto com a Secretaria de Engenharia de Trânsito, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Metropolitana e Polícia Militar. O prefeito Sandro Mabel destacou que a Defesa Civil terá autonomia para determinar interdições, enquanto a Secretaria de Trânsito e a Guarda Civil atuarão na execução das medidas.

O coordenador da Defesa Civil, Robledo Mendonça, alertou que a urbanização intensa, sem drenagem adequada, contribui para alagamentos. A Rua 91, por exemplo, enfrenta problemas devido à impermeabilização do solo. Já na Marginal Botafogo, erros estruturais potencializam os alagamentos, exigindo soluções como a instalação de válvulas de contenção.

A prefeitura reforça a importância do respeito às interdições e às rotas alternativas para evitar transtornos. A prioridade é a segurança da população, garantindo respostas rápidas a emergências climáticas. De acordo com Sandro Mabel, a operação será de maneira sincronizada, “Conforme a água vai atingindo determinadas marcas, nós vamos agindo. Fecha aqui, fecha ali, desvio, trânsito pra cá. Quando tivermos os sinaleiros sincronizados, será muito mais fácil acelerar a evacuação de alguns lugares. Já temos um plano para os pontos críticos da Marginal”, afirmou em coletiva de imprensa.

Além disso, o prefeito de Goiânia também apontou problemas estruturais sérios na Marginal Botafogo: “Tem um erro estrutural ali. Quando o rio sobe, a água invade a pista porque está sendo direcionada de volta para a via. Vamos corrigir isso. A solução pode ser a retirada dessa passagem ou a instalação de uma válvula de contenção, que bloqueie o fluxo da água quando ela estiver subindo. Se isso não for feito, a pista fica cheia de sujeira, e os carros podem até atolar”, alertou.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também