O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025
caiado contra o stf

Caiado alerta sobre ação do STF que pode afetar o agro goiano

Pelo entendimento de Caiado, a ação do STF pode cancelar o cadastro rural de fazendeiros sem uma investigação formal

Postado em 6 de fevereiro de 2025 por João Reynol
SECOM CAIADO ALERTA AO SETOR PRODUTIVO 1215x810.jpeg
"Estaremos todos bloqueados, não poderemos comercializar nenhum dos nossos produtos", afirma Caiado. | Foto: Secom/GO

Nesta quarta-feira (05), o governador Ronaldo Caiado fez um alerta sobre os prejuízos ao setor rural após o pedido de partidos políticos junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que o controle de desmatamento utilize imagens de satélite, com base em alertas do Instituto Nacional de Pesquisas (Inpe). Segundo o dirigente, as verificações de imagens de satélites podem ser impreciSsas sem a verificação in loco dos casos. O governador ainda cita a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 743, de autoria do Partido Socialismo e Liberdade (Psol) e Rede. A ação está sob julgamento do ministro Flávio Dino que analisa o pedido de suspensão imediata de Cadastro Ambiental Rural (CAR) onde houver indícios de desmatamento ilegal.

Leia também: Lula afirma que Bolsonaro perderá de novo em 2026

Para o mandatário trata-se de uma manobra “agressiva e irresponsável” já que, na leitura de imagens pelos Satélites Prodes e Deter, operados pelo Inpe, os dados que vão embasar as sanções aos produtores rurais são apenas indicativos e não conclusivos de perda de vegetação. O ponto mais preocupante, segundo o governador, é a suspensão do CAR como medida adicional à fiscalização e sem validação precisa do alerta emitido. O documento é necessário para concessão de crédito bancário, mobilização da cadeia produtiva e exportação. “A partir de agora esse simples alerta vai fazer com que haja o cancelamento do cadastro ambiental rural da propriedade. Estaremos todos bloqueados, não poderemos comercializar nenhum dos nossos produtos e, ao mesmo tempo, não poderemos contrair nenhum empréstimo”, afirmou.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também