Semáforos de Goiânia serão sincronizados para maior fluidez no trânsito
Sandro Mabel promete desobstruir 250 km de vias em 18 meses
Os motoristas da capital goiana poderão receber mudanças positivas com relação ao tempo gasto em semáforos desregulados. Uma vez que, o prefeito Sandro Mabel anunciou nesta sexta-feira (7), que será realizada uma revisão dos tempos semafóricos. Vale ressaltar que a iniciativa faz parte do Programa de Desobstrução das Vias Arteriais.
Na ocasião, será realizada uma sincronização semafórica, a fim de que todos os semáforos de uma mesma avenida sejam abertos e fechados ao mesmo tempo. Dessa forma, para garantir mais fluidez e eficiência ao trânsito goiano serão utilizadas ferramentas tecnológicas e o uso de inteligência artificial.
O Programa de Desobstrução das Vias Arteriais é uma iniciativa para enfrentar os desafios do trânsito e do transporte público na capital. O objetivo do projeto é modernizar a mobilidade urbana, tornando o transporte coletivo mais eficiente e atrativo para a população.
De acordo com o novo chefe do executivo goianiense, ao longo de 18 meses, a meta é desobstruir 250 quilômetros de vias. “Queremos uma cidade mais fluida e organizada, com respeito às necessidades de todos os usuários do trânsito”, afirmou Mabel.
O decreto que oficializa o plano estabelece uma série de diretrizes, incluindo o uso de inteligência artificial para gestão do trânsito e transporte, ampliação da malha cicloviária, incentivo ao uso de bicicletas compartilhadas e o programa de desobstrução das vias arteriais, com a readequação semafórica e priorização do transporte coletivo.
Entre as principais ações do Plano Nova Mobilidade, destacam-se a criação da Central Integrada de Trânsito e Transporte (CITT), a implantação de um Projeto Piloto de Estacionamento Rotativo Digital e o lançamento do Sistema de Bike Compartilhada. Além disso, a Prefeitura de Goiânia apresenta os dez primeiros corredores que receberão intervenções para a melhoria do fluxo viário.
A Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET) terá um prazo de 180 dias para atualizar o Plano de Mobilidade Urbana de Goiânia, revogando o decreto anterior (nº 2.534/2024) e estabelecendo um novo planejamento para a cidade.
Medidas do Plano Nova Mobilidade
- Entre as ações que serão implementadas, estão:
- Revisão dos tempos semafóricos;
- Implantação da “direita livre” em determinados cruzamentos;
- Proibição e fiscalização de estacionamentos irregulares na via pública;
- Demarcação de terceira faixa em vias estratégicas;
- Implantação de faixas preferenciais para ônibus e motocicletas;
- Sinalização de motobox nos cruzamentos para maior segurança dos motociclistas;
- Regulamentação das operações de carga e descarga;
- Correção de problemas na pavimentação;
- Melhorias na sinalização viária;
- Retirada de caçambas, tachões e outros obstáculos das vias.
(FIM – BOX)
As primeiras vias contempladas pelo plano incluem a Avenida Castelo Branco, Avenida Mutirão, Avenida Jamel Cecílio e Avenida 136. O secretário municipal de Engenharia de Trânsito, Tarcísio de Abreu, explicou que a escolha dessas vias foi baseada na hierarquia viária e no fluxo de veículos. Segundo ele, estudos indicam que a velocidade média no corredor da Avenida Jamel Cecílio, por exemplo, é de apenas 15,2 km/h nos horários de pico, tornando necessárias ações imediatas.
“Escolhemos os corredores com maior fluxo com base na hierarquia viária. Estudos indicam que a velocidade média no corredor Jamel Cecílio é de apenas 15,2 km/h nos horários de pico, o que exige ações imediatas”, destacou o secretário. Com as mudanças propostas, a expectativa da prefeitura é reduzir os congestionamentos em 30% e aumentar a velocidade média para 20 km/h.
Na Avenida Jamel Cecílio, as melhorias previstas contemplam 14 trechos e incluem:
Implantação de uma terceira faixa; Ajustes na geometria viária para melhor fluidez do tráfego; Reprogramação dos tempos semafóricos; Restrição de estacionamentos para otimizar o fluxo de veículos; Sinalização para conversões livres à direita; Modernização da sinalização horizontal e vertical; Remoção de semáforos redundantes e obstáculos como caçambas e tachões.
Com soluções inovadoras e tecnologia de ponta, a prefeitura espera proporcionar maior fluidez ao trânsito e incentivar o uso do transporte coletivo e alternativo, promovendo um ambiente urbano mais sustentável e eficiente para todos os cidadãos. (Especial para O Hoje)