O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 21 de dezembro de 2025
Eleições presidenciais

De olho em 2026, Lula já cobra lealdade de partidos do Centrão

Presidente pressiona aliados por apoio na corrida eleitoral

Bruno Goulartpor Bruno Goulart em 9 de fevereiro de 2025
De olho em 2026, Lula já cobra lealdade de partidos do Centrão
Foto: Agência Brasil

No final do ano passado, o presidente Lula (PT) reuniu seus 38 ministros e cobrou publicamente reciprocidade dos partidos que, apesar de ocuparem cargos no alto escalão, não demonstram compromisso com uma aliança duradoura.

O recado foi direcionado principalmente às legendas do Centrão, como MDB, Progressistas, União Brasil, Republicanos e PSD, que juntas controlam 11 ministérios e têm bancada decisiva no Congresso. “Eu quero que esses partidos continuem juntos, mas não sabemos se vão querer trabalhar conosco em 2025”, afirmou Lula, destacando a importância do apoio para a governabilidade.

No entanto, partidos como o Progressistas já sinalizam distanciamento, com o senador Ciro Nogueira descartando alianças futuras. No entanto, o PP mantém influência no governo, ocupando o Ministério do Esporte e a presidência da Caixa Econômica Federal. Já o PSD, que comanda pastas como Agricultura e Minas e Energia, resiste a ceder espaço e busca fortalecer sua posição na Esplanada. 

Leia mais: Três décadas depois mudança de sistema de governo volta a ser debatida no Brasil

Lula tem feito gestos de aproximação, como apoiar a candidatura de Rodrigo Pacheco ao governo de Minas Gerais, mas enfrenta declarações dúbias de líderes como Gilberto Kassab, que recentemente criticou a popularidade do presidente.

Dessa forma, o governo tem tentado manter a coesão com partidos como o União Brasil que já planejam estratégias para 2026, com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, sendo cotado como pré-candidato à Presidência. 

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também