Papa Francisco interrompe celebração no Vaticano devido a falta de ar
Líder católico, que enfrenta problemas de saúde, precisou de ajuda para continuar a cerimônia
![Papa Francisco interrompe celebração no Vaticano devido a falta de ar](https://ohoje.com/wp-content/uploads/2025/02/Design-sem-nome-6-1024x576.png)
Neste domingo (9), o Papa Francisco interrompeu uma celebração no Vaticano após sentir falta de ar durante uma leitura. “Peço desculpas e peço que o mestre de cerimônias continue a leitura devido à dificuldade de respirar”, disse o pontífice, entregando os papéis ao arcebispo Diego Ravelli, que assumiu a leitura. O episódio ocorreu durante uma cerimônia para cerca de 30 mil soldados na Praça de São Pedro, como parte das celebrações do jubileu da Igreja Católica.
Esta é a segunda vez na mesma semana que o Papa precisa de ajuda para finalizar um discurso. Na quarta-feira (5), ele já havia pedido desculpas por dificuldades em falar, atribuindo o problema a uma “forte gripe”. Francisco, que sofre de bronquite, foi hospitalizado três vezes em 2023 devido a complicações respiratórias. Na juventude, ele também passou por uma cirurgia para remover parte de um pulmão.
Leia mais: Três décadas depois mudança de sistema de governo volta a ser debatida no Brasil
Apesar dos problemas de saúde, o Papa continuou a cerimônia deste domingo, pregando sobre a “necessidade de sempre defender a vida” e alertando sobre a importância de “parar de cultivar o espírito de guerra”. O episódio reforça as preocupações com a saúde do líder religioso, que completa 87 anos em dezembro.