segunda-feira, 17 de agosto de 2026
Viagem internacional

Caiado busca investimentos para Goiás em viagem à Índia

Acompanhado de comitiva, governador embarcou para o país asiático visando negociar novas parcerias comerciais

Thiago Borgespor Thiago Borges em
Caiado foto reprodução
Caiado foto reprodução

O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) inicia, nesta segunda-feira, 10, uma série de encontros estratégicos com representantes do governo indiano e do setor privado. Com cerca de 20 compromissos programados nos cinco primeiros dias da missão comercial na Índia, a expectativa da comitiva governista é que as parcerias sejam firmadas. 

A ida de Caiado tem como objetivo estreitar as relações comerciais e atrair investimentos para o estado. O governador irá permanecer no país asiático até o próximo dia 21. Além da equipe de Caiado, integram a comitiva goiana os prefeitos de Senador Canedo, Fernando Pellozo (União Brasil); Trindade, Marden Júnior (União Brasil); Itumbiara, Dione Araújo (União Brasil); e Rio Verde, Wellington Carrijo (MDB), além do deputado estadual Lucas do Vale (União Brasil).

No primeiro dia de compromissos na Índia, Caiado e sua comitiva apresentarão as potencialidades econômicas do estado para membros da Câmara de Comércio Indo-Brasileira (CCIIB), instituição que facilita negociações entre os dois países. Já na terça-feira, 11, o governador terá reuniões com os ministros indianos da Agricultura, Shri Shivraj Singh Chouhan, e da Pecuária, Shri S. P. Singh Baghel, reforçando o interesse em ampliar parcerias nos setores agropecuário e industrial. 

Nessas áreas prioritárias, Goiás busca oportunidades para aumentar as exportações. “Em 2024, exportamos mais de US$ 207 milhões em produtos como soja, açúcar, fibras e sementes, fortalecendo a presença goiana no mercado asiático. Além disso, importamos itens estratégicos, como chá mate, especiarias e óleos essenciais, o que reforça a relação comercial entre Goiás e a Índia. Com a viagem, buscamos ampliar essas relações”, afirma o titular da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Pedro Leonardo Rezende.

A delegação goiana ainda terá reuniões em outros ministérios: Indústria e Comércio e Relações Exteriores. “Essas reuniões são importantes para criarmos um ambiente favorável aos negócios, eliminando barreiras burocráticas e culturais e mostrando que Goiás é confiável para os investidores. Além disso, a intermediação governamental ajuda a abrir caminhos”, explicou o secretário-geral do Governo, Adriano da Rocha Lima.

Paralelamente, está prevista uma série de visitas a entidades privadas, como o Instituto Nacional para Transformação da Índia (NITI Aayog), a Associação Indiana das Usinas de Açúcar (ISMA), o Projeto Gati Shakti (Plano Diretor Nacional para Conectividade Multimodal) e uma reunião com a Federação Indiana de Exportação e líderes da Indústria (FIEO), entre outros compromissos.

Outra prioridade na ida para o país asiático é fomentar as relações com o setor farmacêutico indiano. A ideia é que a tecnologia avançada do país no ramo seja transferida para as empresas do segmento em Goiás através de acordos. 

Leia mais: Vilela representa Caiado em Brasília

Vilela no comando

Enquanto Caiado e aliados políticos procuram investimentos estratégicos na Índia, o vice-governador Daniel Vilela (MDB) assumiu o comando do estado pela décima vez. Daniel permanecerá por 14 dias no cargo – até o próximo dia 22 – e sua agenda enquanto chefe do Executivo estadual deve intensificar visitas ao interior goiano, além de vistorias e entregas de obras.

Ao assumir a governadoria do estado novamente, Vilela começa a se acostumar com a principal cadeira do Palácio das Esmeraldas. Daniel é o sucessor natural de Caiado e, caso o governador de fato seja candidato à Presidência da República, o emedebista irá assumir de vez o governo de Goiás ainda em 2026. (Especial para O Hoje)

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Veja também

Prioridade à Gracinha Caiado exige equilíbrio da base governista

eleições 2026

Prioridade à Gracinha Caiado exige equilíbrio da base governista

Especialistas avaliam que concentração de forças no projeto da ex-primeira-dama ao Senado é estr...
Celina Leão se distancia de Ibaneis e diz não ter compromisso com “erro de ninguém”

POLÍTICA

Celina Leão se distancia de Ibaneis e diz não ter compromisso com “erro de ninguém”

Em sabatina à CNN Brasil, candidata à reeleição também falou sobre saúde, segurança pública ...
Celina Leão concentra agenda em sabatina da CNN nesta segunda; confira compromissos dos candidatos ao GDF

POLÍTICA

Celina Leão concentra agenda em sabatina da CNN nesta segunda; confira compromissos dos candidatos ao GDF

Governadora participou de entrevista às 13h30, enquanto Arruda, Paula Belmonte e Leandro Grass têm...
TSE manda retirar posts de Flávio que ligam Lula ao PCC e CV

eleições 2026

TSE manda retirar posts de Flávio que ligam Lula ao PCC e CV

Decisão da Corte eleitoral foi tomada após ação apresentada pelo PT
Renan Santos diz que Lula e Flávio Bolsonaro são candidatos de centro

eleições 2026

Renan Santos diz que Lula e Flávio Bolsonaro são candidatos de centro

Candidato do Missão afirmou que a polarização política não é liderada por nomes da direita ou ...
Caiado acusa PT de tolerância com facções e afirma que Brasil vive processo de “mexicanização”

Crítica

Caiado acusa PT de tolerância com facções e afirma que Brasil vive processo de “mexicanização”

Pré-candidato do PSD à Presidência defendeu integração na segurança pública e citou promotor ...
Disputa pelo Governo de Goiás reúne candidaturas da UP e do PCO

Eleições 2026

Disputa pelo Governo de Goiás reúne candidaturas da UP e do PCO

Luciana Amorim e Danilo Pinheiro completam a corrida pelo Palácio das Esmeraldas
Candidatos à Presidência dividem agenda entre debates e articulações

PRESIDÊNCIA

Candidatos à Presidência dividem agenda entre debates e articulações

Compromissos incluem encontros empresariais, entrevistas, eventos políticos e atividades internas d...