Câmara de Ceres extingue mandato de vereador foragido
A decisão foi do presidente da Casa, o vereador Glicério de Moraes Mendes (DC)
A presidência da Câmara Municipal de Ceres determinou, nesta última terça-feira (11), que o mandato do vereador foragido do Osvaldo José Seabra (PL) seja extinto por investigação criminal por tráfico de drogas com pedido de prisão preventiva. Como resultado, o suplente Lucas Rodrigues de Melo (PL) é empossado nesta quarta-feira (12). A decisão foi do presidente da Casa, o vereador Glicério de Moraes Mendes (DC).
A extinção do ex-parlamentar já tinha sido sinalizada pelo Ministério Público de Goiás (MPGO) que deflagrou a operação junto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) em 10 de dezembro de 2024. No início de janeiro de 2025, Mendes expediu uma suspensão temporária da posse junto ao conhecimento público dos vereadores da ordem de prisão emitida pelo órgão, com base na recomendação do MPGO para que Seabra seja afastado do cargo.
Leia também: “Ficamos pequenos por uma série de equívocos”, diz Marconi Perillo sobre PSDB
A investigação mirava em uma operação de tráfico de rebite e outras drogas no município encabeçada pelo ex-vereador. Além dos crimes apontados, a promotoria do MPGO ainda levanta que Seabra ainda cometeu irregularidades na posse devido a sua ausência que acarretaram na: falta de publicidade do ato; a falta de lavratura de ata ou registro em livro oficial e a ausência de declaração (compromisso) formal seguida do pronunciamento indispensável do Presidente da Casa de Leis.
A defesa de Osvaldo ainda não foi localizada pela equipe de reportagem, por isso, o espaço segue aberto para futuras atualizações.