quarta-feira, 14 de outubro de 2026
Desobstrução de Vias Arteriais

Placas de proibição de estacionamento são furtadas em Goiânia após novo regulamento

A restrição de estacionamento foi aplicada em 10 vias estratégicas da cidade, incluindo as avenidas Jamel Cecílio, 136, Mutirão e Castelo Branco

Micael Mourapor em
Placas de proibição de estacionamento são furtadas em Goiânia após novo regulamento Foto: Divulgação
Placas de proibição de estacionamento são furtadas em Goiânia após novo regulamento Foto: Divulgação

Desde segunda-feira (10/2), Goiânia colocou em prática uma nova regra de trânsito que proíbe o estacionamento em algumas das principais avenidas da capital. A medida, que faz parte do Programa de Desobstrução de Vias Arteriais, tem o objetivo de abrir uma terceira faixa e melhorar a fluidez do trânsito, mas já enfrenta resistência da população e atos de vandalismo.

A Prefeitura de Goiânia relatou o furto de pelo menos 30 placas de sinalização que indicavam a proibição de parar e estacionar, principalmente na Avenida Jamel Cecílio, no Jardim Goiás. Além disso, outras placas foram cobertas com sacos de lixo, dificultando a visibilidade das novas regras. Segundo a Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET), o prejuízo causado pelos furtos é estimado em R$ 9 mil.

A administração municipal já está providenciando a reposição das placas e investiga os responsáveis pelos atos de vandalismo.

Mudanças e impactos no trânsito

A restrição de estacionamento foi aplicada em 10 vias estratégicas da cidade, incluindo as avenidas Jamel Cecílio, 136, Mutirão e Castelo Branco. Além da retirada de vagas para estacionar, pontos de táxi e caçambas de entulho também foram removidos para garantir um fluxo mais eficiente de veículos.

Leia mais: Daniel Vilela participa do velório de policial morto em operação

Neste primeiro momento, a fiscalização é educativa, sem aplicação de multas. A prefeitura reforça que o objetivo é conscientizar os motoristas antes de iniciar penalizações. “Estamos sinalizando e orientando os condutores para que se adaptem à nova regra. O foco é melhorar a mobilidade urbana e a qualidade do trânsito na cidade”, destacou o secretário de Trânsito, Abreu, no primeiro dia da mudança.

Reação da população e impactos no comércio

Apesar do objetivo de melhoria no trânsito, a medida tem gerado críticas, principalmente de comerciantes que temem queda no movimento devido à falta de vagas para clientes. Em resposta, a prefeitura afirmou que está investindo na revitalização da área azul para criar novas opções de estacionamento regulamentado.

“Sabemos que nem todas as decisões são unânimes, mas buscamos equilibrar a necessidade de mobilidade com os interesses da população”, declarou o secretário.

A iniciativa faz parte do plano de mobilidade urbana de Goiânia, que busca reduzir congestionamentos e otimizar o fluxo de veículos nas principais vias. A expectativa é que, com a liberação da terceira faixa, motoristas percebam melhorias significativas na circulação da capital.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
estacionamento furtadas Goiânia placas proibição

Veja também

Jovem morto pela PM em SP foi atingido por 27 tiros; secretário fala em legítima defesa

Zona sul de São Paulo

Jovem morto pela PM em SP foi atingido por 27 tiros; secretário fala em legítima defesa

Após morte de jovem em Moema, secretário diz que ainda não é possível avaliar excesso
prisão

12 anos do caso

Como foi a prisão do serial killer que aterrorizou Goiânia em 2014

Prisão de Tiago Henrique Gomes da Rocha completa 12 anos nesta quarta-feira (14); captura ocorreu a...
Homem é preso em Goiânia após furtar joias e ostentar itens nas redes sociais

Crime

Homem é preso em Goiânia após furtar joias e ostentar itens nas redes sociais

Suspeito levou cerca de R$ 10 mil em pertences de um apartamento em Bela Vista de Goiás
Pastor é morto a tiros dentro de igreja no Rio Grande do Sul

disparos dentro da igreja

Pastor é morto a tiros dentro de igreja no Rio Grande do Sul

Claudio Roberto da Silva foi abordado por dois suspeitos e forçado a entrar no templo, segundo a po...
Justiça impede demolição de casa ocupada há 20 anos em Aparecida

DECISÃO JUDICIAL

Justiça impede demolição de casa ocupada há 20 anos em Aparecida

Decisão provisória do TJGO proíbe a retirada forçada da moradora enquanto o pedido de concessão...
Homem é preso suspeito de matar duas pessoas em residência de Ceilândia (DF)

Duplo homicídio

Homem é preso suspeito de matar duas pessoas em residência de Ceilândia (DF)

Investigação aponta que crime pode estar relacionado a desavenças anteriores entre o suspeito e u...
falso policial

falso policial

Falso policial ameaça vizinhos com fuzil de airsoft em Senador Canedo

Homem de 43 anos alegou que tentava impedir o consumo de maconha em residencial; PM apreendeu répli...
PM apreende 5 kg de maconha, cocaína e 125 munições durante ocorrência no Recanto das Emas (DF)

apreensão no DF

PM apreende 5 kg de maconha, cocaína e 125 munições durante ocorrência no Recanto das Emas (DF)

Material foi encontrado no quarto de uma mulher denunciada por agressões e ameaças contra duas fam...