O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025
PublicidadePublicidade
Fim da guerra?

Trump e Putin acordam iniciar negociações sobre guerra na Ucrânia após “longa e produtiva” conversa

Líderes dos EUA e Rússia discutem colaboração para evitar “milhões de mortes” e planejam encontro presencial em ambos países

Postado em 12 de fevereiro de 2025 por Bruno Goulart
Líderes dos EUA e Rússia discutem colaboração para evitar "milhões de mortes" e planejam encontro presencial
Foto: Flickr

Em uma conversa telefônica nesta quarta-feira (12/02), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder russo, Vladimir Putin, concordaram em trabalhar juntos para iniciar negociações sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia.

Trump descreveu a ligação como “longa e muito produtiva” em uma publicação na Truth Social, destacando que ambos decidiram colaborar de forma próxima, incluindo a possibilidade de visitas mútuas. O presidente americano também afirmou que informaria imediatamente o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, sobre os detalhes da conversa.

As negociações serão lideradas por uma equipe de alto nível dos EUA, incluindo o enviado especial Steve Witkoff, o secretário de Estado Marco Rubio, o diretor da CIA John Ratcliffe e o conselheiro de Segurança Nacional Michael Waltz.

Leia mais: Ministro do STF suspende investigação da PF contra Marconi Perillo

Trump expressou otimismo, afirmando acreditar que o esforço conjunto levará a uma “conclusão bem-sucedida” do conflito, que já causou milhares de mortes. Além da Ucrânia, os líderes discutiram temas como o Oriente Médio, energia, inteligência artificial e a valorização do dólar, destacando os benefícios de uma futura colaboração entre os dois países.

O Kremlin confirmou que a conversa durou quase uma hora e meia e que ambos concordaram em se encontrar pessoalmente. Trump também agradeceu a Putin pela libertação de Marc Fogel, um professor americano detido na Rússia desde 2021. Fogel foi recebido pelo presidente na Casa Branca na noite anterior, marcando um gesto de boa vontade entre as nações.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também