O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025
Sistema eleitoral

Câmara avança na criação de comissão para discutir voto distrital misto

Pelo texto, o eleitor terá dois votos: um para escolher diretamente um candidato que representará seu distrito (sistema distrital) e outro para selecionar um partido político de sua preferência (sistema proporcional)

Postado em 13 de fevereiro de 2025 por Bruno Goulart
Câmara avança na criação de comissão para discutir voto distrital misto
Foto: Câmara Federal

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou que a comissão especial para debater a implementação do voto distrital misto será criada após a definição das comissões permanentes da Casa. A proposta, que já foi aprovada no Senado, será analisada pelo colegiado, responsável por avaliar projetos que envolvem mais de quatro comissões temáticas.

O Projeto de Lei 9212/17, em tramitação na Câmara, propõe uma mudança significativa no sistema eleitoral brasileiro. Pelo texto, o eleitor terá dois votos: um para escolher diretamente um candidato que representará seu distrito (sistema distrital) e outro para selecionar um partido político de sua preferência (sistema proporcional).

Leia mais: “Demissão em massa” na Comurg pode atingir 2,5 mil funcionários

A medida visa combinar elementos dos sistemas distrital e proporcional, buscando maior representatividade e aproximação entre eleitores e representantes.

A criação da comissão especial marca um passo importante na discussão da reforma eleitoral, que pode alterar a forma como são eleitos deputados federais, distritais, estaduais e vereadores. O tema, que gera debates acalorados entre parlamentares e especialistas, deve ganhar destaque na agenda legislativa nos próximos meses, à medida que a comissão for instalada e iniciar seus trabalhos.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também