Câmara avança na criação de comissão para discutir voto distrital misto
Pelo texto, o eleitor terá dois votos: um para escolher diretamente um candidato que representará seu distrito (sistema distrital) e outro para selecionar um partido político de sua preferência (sistema proporcional)
![Câmara avança na criação de comissão para discutir voto distrital misto](https://ohoje.com/wp-content/uploads/2025/02/Foto-de-Capa-2025-02-13T160613.410-1024x576.png)
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou que a comissão especial para debater a implementação do voto distrital misto será criada após a definição das comissões permanentes da Casa. A proposta, que já foi aprovada no Senado, será analisada pelo colegiado, responsável por avaliar projetos que envolvem mais de quatro comissões temáticas.
O Projeto de Lei 9212/17, em tramitação na Câmara, propõe uma mudança significativa no sistema eleitoral brasileiro. Pelo texto, o eleitor terá dois votos: um para escolher diretamente um candidato que representará seu distrito (sistema distrital) e outro para selecionar um partido político de sua preferência (sistema proporcional).
Leia mais: “Demissão em massa” na Comurg pode atingir 2,5 mil funcionários
A medida visa combinar elementos dos sistemas distrital e proporcional, buscando maior representatividade e aproximação entre eleitores e representantes.
A criação da comissão especial marca um passo importante na discussão da reforma eleitoral, que pode alterar a forma como são eleitos deputados federais, distritais, estaduais e vereadores. O tema, que gera debates acalorados entre parlamentares e especialistas, deve ganhar destaque na agenda legislativa nos próximos meses, à medida que a comissão for instalada e iniciar seus trabalhos.