O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025
PublicidadePublicidade
espaço

Asteroide tem 2% de chance de colidir com a Terra em 2032

Embora do asteroide 2024 YR4 seja bem menor, ele ainda pode causar grande destruição caso entre em rota de colisão com o nosso planeta

Postado em 15 de fevereiro de 2025 por Leticia Marielle
IMAGENS 80
Asteroide tem 2% de chance de colidir com a Terra em 2032. | Foto: Reprodução/Istock

O asteroide recém-descoberto, denominado 2024 YR4, apresenta uma chance estimada de 2% de colidir com a Terra em 2032. Embora a probabilidade seja baixa, astrônomos seguem monitorando o objeto com o objetivo de obter mais dados, esforço que pode contar, em breve, com o telescópio mais avançado já enviado ao espaço.

Embora pouco se saiba sobre o 2024 YR4, estima-se que ele tenha entre 40 e 90 metros de diâmetro, um tamanho comparável ao de um grande edifício, conforme explicou o Dr. Paul Chodas, gerente do Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (CNEOS). Esse tamanho é bem menor que o do asteroide que causou a extinção dos dinossauros, com cerca de 10 quilômetros de diâmetro, o último grande impacto registrado na Terra. Asteroides com dimensões de pelo menos um quilômetro de diâmetro são conhecidos como “destruidores de planetas”, e seu impacto poderia ter efeitos catastróficos.

Embora o 2024 YR4 seja bem menor, ele ainda pode causar grande destruição caso entre em rota de colisão com o nosso planeta. Por isso, os astrônomos estão tentando reunir o máximo de informações possível sobre o objeto e com urgência. A coleta de dados e o refinamento de sua trajetória podem reduzir a probabilidade de impacto para zero, mas os cientistas têm pouco tempo antes que o asteroide desapareça da vista, em abril.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também