O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025
Cachaceiros de plantão

Cidade da Alemanha oferece cerveja grátis para atrair eleitores às urnas

Proposta busca reverter baixo comparecimento às eleições

Postado em 15 de fevereiro de 2025 por Otavio Augusto
cerveja
Cerveja de graça na Alemanha. Foto: Divulgação

A cidade de Duisburg, no oeste da Alemanha, adotou uma estratégia incomum para aumentar a participação eleitoral. Eleitores que entregaram suas cédulas antecipadamente em uma seção do município até o início da tarde deste sábado (15/2) receberam um cupom para uma cerveja gratuita. A iniciativa contou com o apoio de uma cervejaria local e também permitia a troca por uma bebida não alcoólica.

Cidade da Alemanha

A proposta surgiu como resposta ao baixo comparecimento eleitoral registrado na parte norte da cidade. De acordo com Martin Murrack, oficial eleitoral de Duisburg, a campanha busca atrair eleitores que não se sentem motivados por cartazes ou campanhas informativas tradicionais.

Nas eleições federais de 2021, apenas 63,3% dos eleitores do distrito eleitoral Duisburg II compareceram às urnas. O índice ficou abaixo da média nacional de 76,6%.

“Com essa campanha incomum, nossos carnavalescos estão garantindo que a eleição federal esteja mais uma vez no centro das atenções. Ela também atrai os cidadãos que não são persuadidos a votar pelos cartazes eleitorais ou campanhas informativas habituais”, afirmou Murrack.

Eleitores voltam às urnas em 23 de fevereiro

As eleições parlamentares da Alemanha ocorrerão em 23 de fevereiro. A disputa ocorre em meio a debates internos sobre migração e à repercussão internacional do retorno de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos.

A participação eleitoral continua sendo um desafio para algumas regiões do país, onde o voto não é obrigatório e pode ser enviado antecipadamente pelo correio ou entregue pessoalmente em seções eleitorais.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também