Cidade da Alemanha oferece cerveja grátis para atrair eleitores às urnas
Proposta busca reverter baixo comparecimento às eleições

A cidade de Duisburg, no oeste da Alemanha, adotou uma estratégia incomum para aumentar a participação eleitoral. Eleitores que entregaram suas cédulas antecipadamente em uma seção do município até o início da tarde deste sábado (15/2) receberam um cupom para uma cerveja gratuita. A iniciativa contou com o apoio de uma cervejaria local e também permitia a troca por uma bebida não alcoólica.
Cidade da Alemanha
A proposta surgiu como resposta ao baixo comparecimento eleitoral registrado na parte norte da cidade. De acordo com Martin Murrack, oficial eleitoral de Duisburg, a campanha busca atrair eleitores que não se sentem motivados por cartazes ou campanhas informativas tradicionais.
Nas eleições federais de 2021, apenas 63,3% dos eleitores do distrito eleitoral Duisburg II compareceram às urnas. O índice ficou abaixo da média nacional de 76,6%.
“Com essa campanha incomum, nossos carnavalescos estão garantindo que a eleição federal esteja mais uma vez no centro das atenções. Ela também atrai os cidadãos que não são persuadidos a votar pelos cartazes eleitorais ou campanhas informativas habituais”, afirmou Murrack.
Eleitores voltam às urnas em 23 de fevereiro
As eleições parlamentares da Alemanha ocorrerão em 23 de fevereiro. A disputa ocorre em meio a debates internos sobre migração e à repercussão internacional do retorno de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos.
A participação eleitoral continua sendo um desafio para algumas regiões do país, onde o voto não é obrigatório e pode ser enviado antecipadamente pelo correio ou entregue pessoalmente em seções eleitorais.