Criador da Nutella morre aos 97 anos; conheça legado
Francesco Rivella teve papel essencial no desenvolvimento da Nutella

Francesco Rivella, químico italiano que teve papel fundamental no desenvolvimento da Nutella, morreu aos 97 anos no dia 14 de fevereiro. A informação foi divulgada pelo Rotary Club Alba neste sábado (15). A data coincide com o décimo aniversário da morte de Michele Ferrero, fundador da marca Ferrero, responsável por produtos como Ferrero Rocher, Kinder e Tic Tac.
Criador da Nutella
Natural de Piemonte, Rivella trabalhou por mais de 40 anos nos laboratórios da Ferrero. Ele teve participação essencial no aprimoramento da fórmula do creme de avelã que se tornou um dos produtos mais populares do mundo. A Nutella surgiu em 1946 como Giandujot, uma pasta sólida desenvolvida devido à escassez de cacau no pós-guerra. Cinco anos depois, a receita foi transformada na versão cremosa Supercrema, rebatizada de Nutella em 1964.
Homenagens e legado
Viúvo, Rivella deixa quatro filhos. O funeral será realizado nesta segunda-feira (17), na catedral de Alba.

O Rotary Club Alba lamentou a perda e destacou sua importância para a instituição. Em 2020, Rivella foi homenageado pelos 50 anos de dedicação ao clube. “Uma figura muito importante, insubstituível do nosso clube e um amigo muito querido que vai deixar saudades”, afirmou a entidade em nota oficial.