O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

terça-feira, 18 de fevereiro de 2025
Silêncio!

Detran anuncia aumento na fiscalização de motos barulhentas em Goiás

Em 2024, foram registradas 13.406 infrações relacionadas a escapamentos irregulares em Goiás

Postado em 17 de fevereiro de 2025 por Eduarda Leão
moto barulhenta
| Foto: divulgação

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) lançou, nesta segunda-feira (17), o programa Patrulha Randandan, que intensificará a fiscalização de motocicletas com escapamento adulterado no estado. A iniciativa busca reduzir a perturbação do sossego público e os impactos ambientais causados pelo ruído excessivo desses veículos.

As operações serão realizadas em parceria com o Batalhão de Trânsito e a Polícia Militar, com rondas diárias na Região Metropolitana e demais municípios. O foco da fiscalização são motos que circulam com descarga livre ou silenciador de motor defeituoso, em desacordo com o Código de Trânsito Brasileiro.

De acordo com o presidente do Detran-GO, Delegado Waldir, além do incômodo à população, o problema afeta especialmente idosos, crianças, pessoas hospitalizadas e indivíduos sensíveis a ruídos, como autistas.

“Idosos, animais, pessoas hospitalizadas e indivíduos com sensibilidade a ruídos, como autistas, e famílias com crianças são os mais afetados por esse problema, que compromete o direito ao sossego público. A população está cansada desse desrespeito”, destaca Delegado Waldir. Ao circularem com escapamento adulterado, os veículos ainda emitem maior quantidade de poluentes, agravando a situação ambiental

“Estamos alertando sobre o início do programa Randandan para que as pessoas que estejam com o veículo adulterado possam corrigir o problema. Não queremos multar ninguém, mas não seremos tolerantes com o desrespeito com as pessoas e com o meio ambiente”, avisa Delegado Waldir.

Infrações e penalidades

Em 2024, foram registradas 13.406 infrações relacionadas a escapamentos irregulares em Goiás. Somente neste ano, já houve 1.784 autuações pelo artigo 230, inciso XI, do Código de Trânsito. A infração é classificada como grave e resulta em multa de R$ 195,23, além da retenção do veículo até a regularização. O condutor ainda recebe cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O Detran-GO orienta motociclistas com escapamento adulterado a realizarem a adequação para evitar penalidades. “Não queremos multar ninguém, mas a regra será rigorosamente cumprida”, destacou Delegado Waldir.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também