Kataguiri aciona a PGR contra Lula por declaração sobre ovo de ema
Deputado afirmou que enviou uma representação para os órgãos contra o petista

O deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil-SP) afirmou que enviou uma representação à Procuradoria-Geral da República (PGR) e para o Ministério Público Federal (MPF) contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A ação do parlamentar se deu pela fala de Lula sobre comer ovos de ema.
Em um vídeo publicado no X (antigo Twitter), Kataguiri diz que a fala do presidente é uma “confissão de crime ambiental”. “Ironicamente, na mesma semana em que achaca órgãos ambientais, admite o cometimento de um crime ambiental e que eu já fiz, eu representei o Lula no Ministério Público Federal e na Procuradoria-Geral da República pelo cometimento de crime ambiental”, disse o deputado.
O deputado citou o Artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais. Segundo o parlamentar, o petista violou o Artigo 3º do primeiro parágrafo que trata sobre a utilização de “ovos da fauna silvestre, nativa ou em rota migratória”. O descumprimento do artigo prevê pena de multa e detenção de 6 meses a 1 ano. Kataguiri, que é um opositor ferrenho a Lula, garantiu que se o petista “respirar fora da lei” ele entrará com representação.
Leia mais: Lula anuncia revitalização da indústria naval no Rio de Janeiro
A fala de Lula aconteceu na última quinta-feira (13) no Amapá. Durante uma cerimônia de entrega de terras da União para o estado, o petista assumiu que anda consumindo ovos de ema e de pata. “Eu estou comendo agora ovo de ema. O ovo de ema equivale a 12 ovos de galinha. Eu fui pesquisar se eu podia comer e eu posso comer, porque tenho 70 emas no Palácio da Alvorada e elas botam ovo do tamanho da cabeça de vocês”, disse Lula na ocasião.