Terremoto de magnitude 4,8 atinge arredores de Lisboa, em Portugal
Tremor é sentido na capital portuguesa; autoridades descartam danos

Um terremoto de magnitude 4,8 foi registrado nesta segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025, nos arredores de Lisboa, Portugal. O epicentro localizou-se na Costa da Caparica, aproximadamente 18 quilômetros do centro da capital. Moradores de Lisboa relataram ter sentido o tremor, que ocorreu a uma profundidade de 10 quilômetros, considerada rasa e potencializadora dos efeitos na superfície.
Leia também: Fiéis realizam vigília pela recuperação do Papa Francisco
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), não há registros de vítimas ou danos materiais significativos. O Centro Sismológico Euromediterrâneo informou que não há risco de tsunami associado ao evento. Este sismo ocorre quase seis meses após um terremoto de magnitude 5,3 ter sido sentido na região em agosto de 2024, relembrando a população sobre a atividade sísmica na área.
As autoridades locais continuam monitorando a situação e orientam a população a manter a calma, reforçando que eventos dessa magnitude são relativamente comuns na região e, geralmente, não resultam em danos graves.