Goiânia inicia campanha para aplicação de medicamento contra Vírus Sincicial Respiratório
O medicamento Palivizumabe será oferecido na Unidade de Saúde da Família (USF) do Conjunto Riviera, de segunda à sexta, das 8h às 11h30, até o dia 9 de julho

Nesta quarta-feira, 19 de fevereiro, inicia a campanha para aplicação do medicamento Palivizumabe, que protege bebês e crianças contra formas graves de infecções causadas pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSF), como bronquiolite e pneumonia. A medicação será oferecida na Unidade de Saúde da Família (USF) do Conjunto Riviera, de segunda à sexta, das 8h às 11h30, até o dia 9 de julho.
O Ministério da Saúde disponibiliza a aplicação de Palivizumabe para crianças com idade inferior a 1 ano de vida que nasceram prematuras (com idade gestacional menor ou igual a 28 semanas) e crianças de até 2 anos de vida com doença pulmonar crônica ou cardiopatia congênita.
“O Palivizumabe é um imunobiológico administrado por injeção intramuscular que atua na produção de anticorpos específicos contra o VSR, protegendo bebês vulneráveis contra complicações graves no período de sazonalidade de doenças respiratórias”, explica o secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer.
“É um medicamento produzido com tecnologia de ponta de engenharia genética, que tem um custo, em média, de R$ 8 mil por caixa e que é disponibilizado gratuitamente pelo SUS”, destacou o médico. “Por isso, é preciso solicitar previamente o medicamento na Gerência de Assistência Farmacêutica da pasta, que fica no Bloco D do Paço Municipal”, completa o secretário.
A SMS disponibilizará também equipe de vacinação para pacientes em internação, que fará a aplicação do medicamento em hospitais.
Documentação
Para solicitar a aplicação de Palivizumabe, os pais ou responsáveis devem apresentar à Gerência de Assistência Farmacêutica da SMS: formulário de solicitação do medicamento preenchido e carimbado pelo médico da criança; receita médica, relatório médico com justificativa da solicitação; cópias da certidão de nascimento, comprovante de endereço, cartão SUS e caderneta de vacinação da criança; nos casos de cardiopatas e pneumopatas, relatório médico que comprove a patologia, exames e medicamentos utilizados.
Para a aplicação do medicamento a pacientes que já receberam alguma dose no ano de 2024, os pais e responsáveis devem apresentar relatório médico e receituário atualizados. A Gerência de Assistência Farmacêutica está localizada na Sala 12, 1º andar do Bloco D do Paço Municipal (Avenida do Cerrado, número 999 – Park Lozandes). Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato com a área responsável pelos telefones 3524-1502 ou 3524-1798.