O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

terça-feira, 18 de fevereiro de 2025
Proteção

Goiânia inicia campanha para aplicação de medicamento contra Vírus Sincicial Respiratório

O medicamento Palivizumabe será oferecido na Unidade de Saúde da Família (USF) do Conjunto Riviera, de segunda à sexta, das 8h às 11h30, até o dia 9 de julho

Postado em 18 de fevereiro de 2025 por Letícia Leite
Foto de Capa 2025 02 18T090259.077
Prefeitura de Goiânia inicia campanha para aplicação de medicamento contra Vírus Sincicial Respiratório para prematuros e crianças com doenças crônicas pulmonares ou cardiopatias congênitas. Foto: SMS

Nesta quarta-feira, 19 de fevereiro, inicia a campanha para aplicação do medicamento Palivizumabe, que protege bebês e crianças contra formas graves de infecções causadas pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSF), como bronquiolite e pneumonia. A medicação será oferecida na Unidade de Saúde da Família (USF) do Conjunto Riviera, de segunda à sexta, das 8h às 11h30, até o dia 9 de julho.

O Ministério da Saúde disponibiliza a aplicação de Palivizumabe para crianças com idade inferior a 1 ano de vida que nasceram prematuras (com idade gestacional menor ou igual a 28 semanas) e crianças de até 2 anos de vida com doença pulmonar crônica ou cardiopatia congênita.

“O Palivizumabe é um imunobiológico administrado por injeção intramuscular que atua na produção de anticorpos específicos contra o VSR, protegendo bebês vulneráveis contra complicações graves no período de sazonalidade de doenças respiratórias”, explica o secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer.

“É um medicamento produzido com tecnologia de ponta de engenharia genética, que tem um custo, em média, de R$ 8 mil por caixa e que é disponibilizado gratuitamente pelo SUS”, destacou o médico. “Por isso, é preciso solicitar previamente o medicamento na Gerência de Assistência Farmacêutica da pasta, que fica no Bloco D do Paço Municipal”, completa o secretário.

A SMS disponibilizará também equipe de vacinação para pacientes em internação, que fará a aplicação do medicamento em hospitais.

Documentação

Para solicitar a aplicação de Palivizumabe, os pais ou responsáveis devem apresentar à Gerência de Assistência Farmacêutica da SMS: formulário de solicitação do medicamento preenchido e carimbado pelo médico da criança; receita médica, relatório médico com justificativa da solicitação; cópias da certidão de nascimento, comprovante de endereço, cartão SUS e caderneta de vacinação da criança; nos casos de cardiopatas e pneumopatas, relatório médico que comprove a patologia, exames e medicamentos utilizados.

Para a aplicação do medicamento a pacientes que já receberam alguma dose no ano de 2024, os pais e responsáveis devem apresentar relatório médico e receituário atualizados. A Gerência de Assistência Farmacêutica está localizada na Sala 12, 1º andar do Bloco D do Paço Municipal (Avenida do Cerrado, número 999 – Park Lozandes). Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato com a área responsável pelos telefones 3524-1502 ou 3524-1798.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também