O último cardeal do samba paulistano
Carnavalesco icônico da Unidos do Peruche, figura central na história do samba paulista, faleceu aos 94 anos, deixando um legado eterno

O samba paulista perdeu um dos seus maiores ícones na última segunda-feira (17). Carlos Alberto Caetano, o Seu Carlão do Peruche, faleceu aos 94 anos, deixando um vazio na história do Carnaval de São Paulo. Conhecido como o último “cardeal do samba”, Seu Carlão foi responsável por moldar o samba da capital paulista e por fundar a Unidos do Peruche, escola que ajudou a estabelecer a representatividade das escolas de samba na cidade.
Seu Carlão, natural de Pirapora do Bom Jesus, foi um dos principais nomes da luta pela oficialização das escolas de samba em São Paulo. Na década de 1950, ele e outros líderes da comunidade fundaram a Unidos do Peruche, que, mais tarde, se tornaria uma das mais tradicionais do Carnaval paulistano. Durante sua vida, ele foi fiel defensor das raízes do samba, mantendo viva a tradição e a cultura popular, mesmo diante das dificuldades políticas e sociais enfrentadas pelas escolas de samba.
Sua morte aconteceu dias antes de sua grande homenagem na avenida. A Unidos do Peruche preparou um samba-enredo especial para o desfile deste ano, intitulado Axé Griô! Carlão do Peruche, que comemora a vida e a importância do baluarte no universo do samba. O samba enredo, que exalta o legado do carnavalesco, traz a letra: “Ouço o repicar dos tamborins/ Tantos carnavais, meu peito emana/ A riqueza do amor mais bonito/ Legado à nação que me aclama”.
Chico Ângelo, carnavalesco da Unidos do Peruche, se manifestou sobre a perda de Seu Carlão em suas redes sociais. “Quis o destino que, na semana do desfile em sua homenagem, o senhor partisse para o céu. A dor é imensa, mas o orgulho de ter construído esse Carnaval em seu nome é ainda maior”, escreveu Chico, expressando a dor pela partida do grande mestre, mas também o orgulho de continuar sua luta. A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo também se solidarizou com a família e amigos do carnavalesco, reconhecendo sua importância na preservação da cultura do samba.
O desfile em homenagem a Seu Carlão será realizado no Sambódromo do Anhembi no próximo sábado (22), quando a Unidos do Peruche será a terceira escola a se apresentar no Grupo de Acesso 2.