O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

terça-feira, 18 de fevereiro de 2025
Lazer

Orquestra Sinfônica Jovem abre a temporada de concertos gratuitos em 2025

Oboísta Laila Rodrigues é convidada especial para abertura da temporada 2025

Postado em 18 de fevereiro de 2025 por Eduarda Leão
C1446EC4 FB19 40B5 B012 51DC62BA0783

 

A Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás (OSJG) abre sua temporada de concertos em 2025 nesta sexta-feira (21/2), às 20h, no Teatro Escola Basileu França, em Goiânia, sob a regência de seu maestro titular e diretor artístico, Eliel Ferreira. A temática do concerto será “Uma Noite na Ópera”. Esta apresentação contará com a participação especial da oboísta mineira Laila Rodrigues, vencedora do Concurso Nacional Basileu França para Jovens Solistas em 2023.

O repertório foi escolhido para evidenciar como o gênero operístico influencia a construção e desenvolvimento da Orquestra. Entre as óperas selecionadas estão “La Favorita”, de G. Donizetti, “La Traviata”, de G. Verdi, “Príncipe Igor”, de A. Borodin, e “Cavalleria Leggera”, de F. Suppé. A entrada é gratuita, por ordem de chegada.

Solista da noite, Laila Rodrigues iniciou sua formação na Escola de Música da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG). Nessa instituição, fez o curso de bacharelado em oboé, concluído em 2019. No mesmo ano, foi uma das vencedoras do concurso Jovem Músico do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). Recebeu vários prêmios por sua atuação, entre eles o importante Academia Jovem Concertante, em 2022 e 2023.

Sobre sua apresentação com a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, Laila destaca que essa é uma oportunidade rara e especial em sua trajetória, pois, como instrumentista, é comum tocar com uma redução para piano, e agora terá a chance de executar um concerto “da maneira que foi idealizado, com o acompanhamento da orquestra, o que torna o momento ainda mais significativo”, diz.

Orquestra
A Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, um projeto da Escola do Futuro em Artes Basileu França, foi fundada em 2001 e tem se destacado como um dos principais centros de formação de jovens músicos do Centro-Oeste brasileiro. A OSJG é mantida pelo Estado e gerida pela Universidade Federal de Goiás, por meio do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT/UFG).

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também