Prefeitura de Goiânia lança Programa Nova Mobilidade visando à integração do trânsito e do transporte coletivo
A iniciativa busca integrar o trânsito, o transporte coletivo e a mobilidade ativa, com medidas como a ampliação da malha cicloviária, melhorias nas calçadas, implantação de um sistema de bicicletas compartilhadas e modernização da sinalização semafórica

A Prefeitura de Goiânia instituiu, nesta segunda-feira (17), o Programa Nova Mobilidade, por meio de decreto publicado no Diário Oficial do Município (DOM). A iniciativa busca integrar o trânsito, o transporte coletivo e a mobilidade ativa, com medidas como a ampliação da malha cicloviária, melhorias nas calçadas, implantação de um sistema de bicicletas compartilhadas e modernização da sinalização semafórica.
O plano também inclui a otimização do transporte coletivo. “Com a implementação do programa, Goiânia se tornará uma cidade mais conectada e acessível, promovendo soluções inovadoras para os desafios da mobilidade urbana”, destacou o prefeito Sandro Mabel (UB). Entre as medidas mais polêmicas, está a proibição de estacionamento em 11 avenidas de grande circulação, incluindo a Jamel Cecílio e a 136.
Monitoramento e modernização do trânsito
Uma das principais novidades é a criação da Central Integrada de Trânsito e Transporte (CITT), que utilizará tecnologia para monitoramento em tempo real do trânsito e transporte público. O sistema contará com imagens de câmeras, radares, semáforos inteligentes e a plataforma Google Waze for Cities para otimizar o fluxo viário.
Leia mais: Mais de 1.500kg de produtos vencidos são apreendidos em estabelecimento agropecuário em Goiânia
Outro destaque é a implantação do conceito de “metronização”, que visa garantir aos ônibus maior previsibilidade nos deslocamentos, semelhante ao funcionamento dos sistemas ferroviários.
Medidas prioritárias nos primeiros 100 dias
Nos primeiros 100 dias, algumas estratégias serão priorizadas, incluindo:
- Criação de faixas preferenciais para ônibus;
- Implantacão da conversão livre à direita em cruzamentos semaforizados;
- Modernização do sistema semafórico para otimizar os tempos de sinalização;
- Campanha de educação no trânsito em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
Para viabilizar as ações, a Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito poderá firmar parcerias com a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) e empresas privadas. Além disso, o Plano de Mobilidade Urbana de Goiânia (PlanmobGyn) será atualizado em até 180 dias para alinhar as novas diretrizes ao planejamento da cidade.