O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

terça-feira, 18 de fevereiro de 2025
Cannabis

STJ mantém prazo para Anvisa regulamentar cultivo de Cannabis medicinal, enquanto projetos tramitam no Congresso

Decisão judicial estabelece maio como limite para definição de regras, enquanto senadores discutem propostas para o setor

Postado em 18 de fevereiro de 2025 por Bruno Goulart
STJ mantém prazo para Anvisa regulamentar cultivo de Cannabis medicinal, enquanto projetos tramitam no Congresso
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve o prazo de seis meses, até maio deste ano, para que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) regulamente o cultivo e a comercialização da Cannabis para fins medicinais.

A decisão, tomada em novembro do ano passado, estabelece que as atividades devem ser exclusivamente medicinais e farmacêuticas, realizadas por pessoas jurídicas e limitadas a variedades com teor de THC (tetrahidrocanabinol) inferior a 0,3%, sem efeitos psicoativos. A União e a Anvisa pediram a extensão do prazo para 12 meses, mas o STJ rejeitou o pedido na última quarta-feira (12).

Cannabis medicinal tramita no Congresso

Enquanto a Anvisa trabalha na regulamentação, o Congresso Nacional discute projetos de lei que tratam do tema. Entre os autores das propostas estão os senadores Mara Gabrilli (PSD-SP), Eduardo Girão (Novo-CE), Flávio Arns (PSB-PR) e Paulo Paim (PT-RS).

Leia mais: Câmara de Goiânia reabre prazo para contratação de banca para concurso público

Mara Gabrilli, autora do PL 5.511/2023, defende que a regulamentação trará segurança jurídica e ampliará a oferta de medicamentos à base de Cannabis, reduzindo custos e aumentando o acesso aos tratamentos. O projeto aguarda votação na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA).

Por outro lado, o senador Eduardo Girão critica a decisão do STJ, classificando-a como um “precedente perigoso”. Ele argumenta que a regulamentação pode enfraquecer as políticas de controle de drogas e incentivar o uso recreativo da Cannabis. Girão é autor do PL 5.158/2019, que propõe a distribuição do canabidiol (CBD) pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sob rigorosa fiscalização. A proposta está em tramitação na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Outro projeto em discussão é o PL 4.776/2019, de autoria do senador Flávio Arns, que autoriza o plantio controlado da Cannabis exclusivamente para fins medicinais, proibindo o cultivo por pessoas físicas e o uso recreativo.

O texto também submete os produtos à base de Cannabis ao regime de controle especial de medicamentos, permitindo sua venda apenas em farmácias ou por associações específicas. A proposta está em análise na CAE. Enquanto isso, pacientes e familiares aguardam avanços que possam garantir acesso a tratamentos essenciais.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também