O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025
Cobertura vacinal

Casos de coqueluche aumentam em Goiás e vacinação segue abaixo do ideal

Apesar da disponibilidade da vacina na rede pública, cobertura vacinal não atinge índices recomendados, elevando risco de surtos

Postado em 19 de fevereiro de 2025 por Luana Avelar
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O aumento dos casos de coqueluche em Goiás tem gerado preocupação entre especialistas. Em 2024, o estado registrou 170 notificações da doença, com 61 confirmações, e, somente em janeiro deste ano, já foram cinco novos casos confirmados. A coqueluche, causada pela bactéria Bordetella pertussis, é altamente contagiosa e pode ser grave em bebês e crianças pequenas. Apesar da vacina DTP estar disponível gratuitamente na rede pública, a cobertura vacinal segue abaixo do ideal, aumentando a vulnerabilidade da população.

Em Aparecida de Goiânia, a taxa de vacinação atingiu 88%, um avanço em relação aos 48% registrados em 2022, mas ainda distante dos 95% recomendados pelo Ministério da Saúde. Já em Goiânia, o índice é ainda menor, chegando a 83%. O pediatra Pedro Conelian, do Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia – Iris Rezende Machado (HMAP), alerta que a baixa imunização facilita a circulação da bactéria e o risco de surtos. “A vacina é segura e eficaz, mas sua proteção depende da imunização em larga escala”, explica.

No HMAP, crianças com sintomas passam pelo teste de PCR, que garante um diagnóstico preciso. Apenas nos últimos meses, o hospital confirmou três novos casos e registrou dois em dezembro de 2024. A doença se manifesta com tosse persistente e dificuldade respiratória, podendo evoluir para complicações graves e internações em UTI, principalmente em bebês ainda não vacinados.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também