sexta-feira, 25 de setembro de 2026
violência no campo

Brasil é condenado por omissão em assassinato de trabalhador rural

Corte Interamericana responsabiliza o Estado por falhas na investigação da morte de Manoel Luis da Silva, sem-terra assassinado em 1997

Luana Avelarpor em
Foto: Arquivo pessoal
Foto: Arquivo pessoal

A Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte IDH) condenou o Brasil por omissão na investigação do assassinato do trabalhador rural Manoel Luis da Silva, morto a tiros em maio de 1997, na Paraíba. Silva, integrante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), foi assassinado por funcionários de uma fazenda enquanto participava de uma ocupação de terra. A decisão da Corte destaca a falha do Estado em esclarecer o caso, punir os responsáveis e garantir o direito da família à verdade.

De acordo com a sentença, o Brasil foi responsabilizado pela falta de diligência na investigação do homicídio e pela demora no processo judicial, que resultou na absolvição dos acusados 12 anos após o crime. A Corte afirmou que o caso ocorreu em um contexto de violência contra trabalhadores rurais e defensores dos direitos à terra, uma situação já abordada em outras decisões relacionadas à violência no campo.

Além disso, a Corte determinou que o Brasil tome medidas de reparação, incluindo um ato público de reconhecimento da responsabilidade, a divulgação de informações sobre a violência no campo e o pagamento de indenizações à viúva e filhos de Silva. O Estado também terá que garantir acompanhamento médico e psicológico para a família da vítima, caso necessário. A Corte acompanhará a implementação dessas medidas e exigiu que o Brasil apresente um balanço das ações após um ano da promulgação da sentença.

O caso de Silva foi denunciado em 2006, após falhas nas investigações e nas ações legais nacionais. A sentença reafirma a responsabilidade internacional do Estado por não ter tomado as medidas necessárias para esclarecer o assassinato e punir os culpados. A decisão marca mais um episódio de responsabilização do Brasil em casos de violência no campo, um tema recorrente no país.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Plano de saúde para pets vira benefício oferecido por empresas; veja como funciona

BENEFÍCIOS PROS AU-MIGOS

Plano de saúde para pets vira benefício oferecido por empresas; veja como funciona

Serviço oferece acesso a clínicas e hospitais veterinários mediante mensalidade; 92% dos brasilei...
Horóscopo do dia (25/09): veja as previsões para o seu signo

ASTROS

Horóscopo do dia (25/09): veja as previsões para o seu signo

Previsões indicam oportunidades no trabalho, conversas importantes no amor e atenção antes de tom...
rosto

saúde

Seu rosto precisa mesmo seguir uma tendência? Médico explica os riscos de mudar a fisionomia por influência das redes

Autor de "Seu rosto não é moda" explica por que o algoritmo sabe o que está na moda, mas não o q...
Drauzio Varella tentará cadeira na Academia Brasileira de Letras

após Sessão da Saudade

Drauzio Varella tentará cadeira na Academia Brasileira de Letras

Médico e escritor de 83 anos pretende concorrer à vaga 32, que pertenceu a Ariano Suassuna antes d...
Amigo de piloto diz que helicóptero de Rick tinha problemas

JÁ TINHA RELATADO FALHAS

Amigo de piloto diz que helicóptero de Rick tinha problemas

Homem afirmou que piloto já havia relatado falhas principalmente em dias de chuva; documentos apont...
Sertanejo Série A reúne Maiara & Maraisa e Naiara Azevedo em Goiânia

SERTANEJO

Sertanejo Série A reúne Maiara & Maraisa e Naiara Azevedo em Goiânia

Festival será realizado no estacionamento do Estádio Serra Dourada no dia 12 de dezembro
Netflix renova Casamento às Cegas Brasil e nova temporada terá cenas em Goiás

REALITY SHOW

Netflix renova Casamento às Cegas Brasil e nova temporada terá cenas em Goiás

Sexta temporada já foi gravada e deverá estrear em 2027, novamente com Camila Queiroz e Klebber To...
Sandy e Junior estariam preparando show especial em São Paulo

ANO QUE VEM

Sandy e Junior estariam preparando show especial em São Paulo

Possível apresentação em um estádio de São Paulo marcaria os 20 anos do fim da dupla; detalhes ...