Conta de Alexandre de Moraes foi desativada no X, antigo Twitter
O ministro declarou que excluiu a sua conta da rede sociais, mas não apresentou o motivo

A conta do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) foi desativada na manhã desta sexta-feira (21). Alexandre de Moraes tem promovido uma série de decisões contra a plataforma do empresário Elon Musk.
O STF declarou que o próprio ministro excluiu a sua conta da rede social, mas não apresentou o motivo. “A opção por desativar o perfil partiu do próprio ministro”, disse a corte. O ministro tem feito um combate sistemático em relação às desinformações, o que tem levantado questionamentos por parte de diversos setores da sociedade.
A desativação veio de encontro com a decisão de Moraes que multou em R$ 8 milhões o X por descumprir uma ordem judicial que obrigava a rede a fornecer dados cadastrais de um perfil na plataforma atribuído ao blogueiro Allan dos Santos. A filial brasileira do X recorreu, mas o ministro manteve a decisão e determinou, em decisão assinada, o pagamento imediato dos valores.
Leia mais: Alexandre de Moraes exige que Bolsonaro comprove convite para posse de Trump nos EUA
O pedido de Moraes sobre as informações da conta do youtuber bolsonarista foi feito dentro de um inquérito instaurado em julho do ano passado, para investigar o envolvimento do blogueiro em crimes nas redes sociais.
A rede social já foi banida duas vezes no Brasil por Moraes. A primeira vez em 2021 e a segunda vez em 2022. Desde que Musk comprou a plataforma, o ministro tem movido ações contra o empresário. Até então, o judiciário brasileiro nunca tinha atuado dessa forma.