segunda-feira, 17 de agosto de 2026
Caso de Corrupção

STF analisa suspensão do inquérito de Marconi Perillo

O ex-governador é investigado por supostas irregularidades cometidas em contratos da área da saúde  

Raunner Vinicius Soarespor Raunner Vinicius Soares em
Cai por terra discurso de Marconi sobre candidatura própria
Há duas semanas

A segunda turma do Supremo Tribunal Federal (STF) analisa, nesta sexta-feira (21), se confirma decisão do ministro Gilmar Mendes, que suspendeu o inquérito que investiga o ex-governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB). A medida foi tomada para garantir o devido andamento da apuração após o STF formar maioria por novo entendimento sobre o alcance do foro por prerrogativa de função. 

O ministro Gilmar Mendes determinou, no dia 12 deste mês, a suspensão do inquérito que investiga o ex-governador de Goiás, Marconi Perillo. A decisão foi proferida para garantir o devido andamento da apuração após o STF formar maioria por novo entendimento sobre o alcance do foro por prerrogativa de função. 

Perillo é investigado por supostas irregularidades cometidas em contratos da área da saúde durante sua gestão como governador. O inquérito tramita na 11ª Vara Criminal Federal de Goiás em razão da saída de Perillo do cargo. 

Leia mais: MPF aponta envolvimento do advogado de Marconi Perillo em desvio de recursos da Saúde em Goiás

Ao avaliar o caso, o ministro Gilmar considerou que o Supremo tem maioria formada por um novo entendimento sobre o alcance do foro no julgamento do Habeas Corpus (HC). Hoje, a maioria dos ministros entende que a prerrogativa é mantida mesmo após o fim do mandato do gestor público. 

Por essa razão, o ministro compreende que a suspensão é medida eficaz para evitar constrangimento ilegal para a defesa e a apresentação de denúncia perante juízo incompetente. A suspensão valerá até o julgamento de mérito da Reclamação ou até decisão em sentido contrário por parte do STF. 

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Veja também

Voto

ELEIÇÕES

Eleitor tem até quinta-feira (20) para pedir voto em trânsito

Pedido permite votar fora da cidade onde o eleitor tem domicílio eleitoral durante as eleições de...
Ernesto Roller

ENTREVISTA

Roller aposta em experiência e coragem na disputa ao Senado pelo PSDB

Em entrevista ao programa Momento Político, candidato do PSDB diz que aceitou convite de Marconi Pe...
Lulinha

LULINHA

PF encontra diálogos de Lulinha com lobista sob investigação

Conversas entre Lulinha e Roberta Luchsinger são analisadas pela PF em investigação sobre suspeit...
Caiado inicia corrida ao Planalto em Goiás para mostrar força política ao País

Eleições 2026

Caiado inicia corrida ao Planalto em Goiás para mostrar força política ao País

Cientistas políticos avaliam que escolha de reduto eleitoral para iniciar campanha presidencial per...
“O Gama é verde, Arruda é verde”, diz candidato ao GDF em 1º dia de campanha

ELEIÇÕES 2026

“O Gama é verde, Arruda é verde”, diz candidato ao GDF em 1º dia de campanha

Ex-governador começou o dia com missa no SIA e terminou no estádio do Gama, onde relembrou obras d...
Marconi

CORRIDA PELO GOVERNO

“Vamos vencer estas eleições”, afirma Marconi ao lançar campanha em Goianésia (GO)

Ex-governador apresentou propostas e disse que pretende retomar investimentos em saúde, educação,...
daniel vilela

ELEIÇÕES 2026

“O Entorno será a região mais forte de Goiás”, diz Daniel Vilela ao defender continuidade no primeiro dia de campanha

Governador percorreu seis cidades do Entorno do DF ao lado de Ronaldo Caiado e apresentou segurança...
Marconi

CORRIDA PELO GOVERNO

“Haverá segundo turno, com toda certeza”, afirma Marconi em Rio Verde (GO)

Tucano iniciou campanha ao Governo de Goiás neste domingo (16) e apresentou propostas para saúde, ...