Dilma Rousseff é internada às pressas na China e preocupa Lula
Internada em Xangai, Dilma não participou de evento dos Brics

A ex-presidente Dilma Rousseff está internada no Shanghai East International Medical Center, em Xangai, na China. A internação ocorreu após a política apresentar sintomas como pressão alta, tontura e vômito na última sexta-feira (21). A informação foi confirmada pelo hospital e divulgada pelo portal Folha de S. Paulo.
Devido ao problema de saúde, Dilma cancelou sua participação em um encontro de ministros da Fazenda e presidentes de bancos centrais na Cidade do Cabo, na África do Sul. No evento, ela se reuniria com integrantes do conselho do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), instituição financeira dos países que compõem o bloco dos Brics.
Dilma Rousseff à frente do banco dos Brics
A ex-presidente assumiu a liderança do NDB em abril de 2023. O cargo opera em sistema rotativo entre os países membros, e o Brasil deveria concluir seu mandato em julho de 2025. No entanto, o governo brasileiro negociou uma mudança nas regras para estender a permanência de Dilma por mais cinco anos.
O acordo foi fechado no fim de 2023, após negociações entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da Rússia, Vladimir Putin. A partir de julho, Dilma passará a se reportar diretamente a Putin dentro da estrutura do banco.

Até o momento, não há informações sobre previsão de alta ou mudanças no comando do NDB devido à internação.