O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 11 de janeiro de 2026
Lazer

Orquestra Filarmônica de Goiás abre Temporada 2025 no Teatro Basileu França

Temporada de 2025 da Filarmônica vai levar aos palcos grandes clássicos nacionais e internacionais

Maria Eduarda Leãopor Maria Eduarda Leão em 25 de fevereiro de 2025
orquestra
| Foto: Cintia Oliveira

O Governo de Goiás abre nesta sexta-feira (28/08), às 20h, a Temporada 2025, da Orquestra Filarmônica, com apresentação gratuita, no Teatro Basileu França. O concerto será conduzido pelo maestro, Neil Thomson, e traz repertório variado que inclui desde a música popular brasileira, até peças de compositores europeus do século XIX e XX.

Além da equipe da Filarmônica, a abertura vai contar com a participação de músicos de Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Porto alegre, Rio de Janeiro e São Paulo. A noite vai ser aberta com a composição “Santos Football Music”, do compositor brasileiro Gilberto Mendes, obra que mistura elementos da música erudita e notas que foram construídas a partir de referências ao futebol.

Na sequência, a Sinfonia Nº. 30, de Joseph Haydn, conhecida como “Alleluia”, leva ao público leveza e sofisticação típicas do classicismo vienense. Para fechar a noite, a Sinfonia Nº 2, “Asrael”, de Josef Suk, mostra uma jornada intensa e dramática, marcada por sua profundidade emocional. A composição é uma homenagem ao mestre Antonín Dvořák.

A temporada de 2025 da Filarmônica, com o tema “Pioneiros”, vai levar aos palcos grandes clássicos nacionais e internacionais. De acordo com o maestro Neil Thomson, a série de concertos vai executar peças, que entraram para a história da música clássica erudita. “Arrisco a dizer que a nova temporada será a mais importante até agora, pois celebraremos algumas das maiores músicas já escritas nos quatro cantos do mundo”, comenta Neil Thomson.

“Com a abertura da Temporada 2025, a Orquestra Filarmônica de Goiás vai mais uma vez nos presentear com uma seleção de obras que marcaram a história da música clássica, além de simbolizar o espírito inovador e aventureiro que nos impulsiona”, avalia o secretário de Estado Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto.

Além das apresentações com repertório que o público já está acostumado, outros concertos vão prestar homenagem a artistas que contribuíram para mundo da música clássica e que nem sempre tiveram visibilidade. Na programação anual já estão confirmados concertos das compositoras Priaulx Rainier e Fanny Mendelssohn, e dos compositores Samuel Coleridge Taylor e William Levi Dawson.

Reconhecida internacionalmente como um dos melhores grupos orquestrais da América Latina, a Orquestra Filarmônica de Goiás recebeu elogios da revista inglesa Gramophone, uma das mais prestigiadas publicações de música clássica do mundo. O grupo está vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação por meio da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França, gerida pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT) da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também