O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025
Publicidade
Descaso

Moradores denunciam falta de estrutura no Residencial Morumbi

Entre mato alto, obra inacabada, acúmulo de lixo e ruas repletas de buracos, o cenário retrata um abandono visível e um descaso com a qualidade de vida dos moradores da região

Postado em 26 de fevereiro de 2025 por Micael Silva
Conclusão da obra e a entrega das melhorias até 2024, foram uma das promessas ditas pelo prefeito Fernando Pellozo durante sua campanha de reeleição Foto: Micael Silva | O Hoje
Conclusão da obra e a entrega das melhorias até 2024, foram uma das promessas ditas pelo prefeito Fernando Pellozo durante sua campanha de reeleição Foto: Micael Silva | O Hoje

O que deveria ser um espaço de lazer e convivência para as famílias que moram no Residencial Morumbi, em Senador Canedo, transformou-se em um local de total abandono, reflexo do desprezo por parte do poder público municipal. Entre mato alto, obra inacabada, acúmulo de lixo e ruas repletas de buracos, o cenário retrata um abandono visível e um descaso com a qualidade de vida dos moradores da região.

A promessa de melhorias feitas pelo prefeito Fernando Pellozo durante sua campanha de reeleição, que incluía a conclusão da obra em agosto e a entrega das melhorias até 2024, foi rapidamente esquecida assim que as eleições chegaram ao fim. Segundo os próprios moradores, os trabalhos foram interrompidos logo após o pleito, deixando para trás apenas a lembrança das promessas não cumpridas.

O abandono do local gerou uma onda de indignação e frustração entre os residentes. O descaso se reflete não apenas nas ruas esburacadas, mas também na total falta de infraestrutura básica, como iluminação pública, saneamento e até mesmo sinal de celular. 

Para os moradores, é como se fossem invisíveis para os políticos, que só aparecem durante as campanhas eleitorais. “Estamos cansados ​​de tanta promessa. Carro e moto vivem quebrando por causa dos buracos, mas para instalar radar para multar, tem muito pela cidade”, desabafa um morador.

Além dos problemas com as vias, o acúmulo de lixo se tornou um desafio crescente. “O povo vem de longe para jogar lixo aqui. O descaso é total”, afirma outro morador, que vê a área não apenas como negligenciada, mas como um depósito de lixo público. 

Diante de tantas promessas quebradas e da ausência de medidas concretas por parte das autoridades, muitos habitantes correram à ideia de se unirem para fazer suas vozes serem ouvidas. “Já passou da hora de formar lideranças na região para fazer esse setor ser visto. O que não é visto e cobrado, é esquecido”, argumenta um residente, que busca sensibilizar seus vizinhos para a importância da união na busca por soluções.

Quem mora no residencial há mais tempo sente ainda mais os impactos do descaso. “Moro aqui há 16 anos e sempre foi esse descaso total. O asfalto sempre foi péssimo por causa das pedreiras. Onde minhas avós moram, não tem asfalto desde que chegamos. Não tem água encanada, e na seca as cisternas ficam vazias. O sinal do celular é péssimo, a internet quase não funciona, e falta energia por qualquer coisa”, relata um morador antigo, que viu a situação piorar ao longo dos anos. A falta de infraestrutura básica, como água potável e acesso à energia elétrica, é uma constante, o que agrava ainda mais a sensação de abandono.

Os impostos elevados pagos pelos moradores também não foram revertidos em melhorias para a comunidade. “Atrás do supermercado do Moisés, temos um lote e pagamos R$ 1.070 por mês, mas não temos nem asfalto. Isso é uma vergonha e um abandono total”, afirma outro vizinho, que destaca a discrepância entre o valor pago em impostos e a qualidade dos serviços prestados.

Em nota enviada ao jornal O Hoje, a prefeitura de Senador Canedo destacou os investimentos realizados na região do Morumbi, ressaltando que o local tem recebido uma atenção especial nos últimos anos. Entre as ações realizadas, a prefeitura investiu no programa Avança Saúde, que em duas edições no ano passado, levou serviços de saúde diretamente aos bairros da região. 

Também foi destacado que o bairro Aurora das Mansões recebeu uma nova praça, que já está sendo utilizada pela comunidade, e iniciou a pavimentação asfáltica em suas ruas. Além disso, anunciou a criação de duas novas linhas de transporte coletivo para atender a região.

A nota também abordou os trabalhos em andamento para levar água tratados na região do Morumbi, por meio da Sanesc, que está realizando testes para expandir seus serviços para todos os bairros de Senador Canedo.

Em relação às obras na praça do setor, a Secretaria de Infraestrutura e Obras (Seinfra) explicou que houve a necessidade de priorizar a manutenção e ampliação de unidades da rede municipal de ensino durante as férias escolares, o que impactou o andamento da obra. A empresa informou que está finalizando uma revisão no projeto original da praça e que as obras serão retomadas logo após o período chuvoso, com previsão de conclusão ainda neste semestre.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também