Ex-prefeito de Águas Lindas é condenado por irregularidade em pagamentos
A investigação revelou que José Zito teria desviado recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef)

A Justiça condenou o ex-prefeito de Águas Lindas de Goiás, José Zito Gonçalves , e dois ex-auxiliares por improbidade administrativa . A decisão, que atende a um pedido do Ministério Público de Goiás (MPGO) , foi divulgada nesta quinta-feira (27).
De acordo com o MPGO, durante seu mandato, entre 2001 e 2004, José Zito e seus aliados cometeram reiteradas irregularidades em despesas e pagamentos da prefeitura, incluindo a dispensa indevida de licitação em casos obrigatórios. As práticas ilegais teriam resultado em prejuízo superior a R$ 175 mil aos cofres públicos .
O processo, que tramita sob segredo de Justiça, revelou que os atos não teriam sido isolados, mas sim parte de um esquema de corrupção estruturado pelos réus . O juiz André Nacagami, responsável pelo caso destacou a possível intenção dos envolvidos em desviar recursos públicos.
Penas aplicadas
Na sentença, a Justiça determinou que os condenados deverão:
Restituir aos cofres públicos o valor de R$ 27.904,30 , acrescido de juros e correção monetária;
Perder a função pública que eventualmente ocupa;
Cumprir suspensão dos direitos políticos por seis anos;
Pagar multa civil e ficar proibido de firmar contratos com o poder público por seis anos.
A investigação revelou que José Zito teria desviado recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) , além de autorizar pagamentos irregulares com dinheiro público. Em 2002, o município chegou a sofrer intervenção estadual, resultando no afastamento temporário do ex-prefeito.