Lagoa se forma em rua de Aparecida após chuvas intensas
Moradores ainda enfrentam desafios com mato alto e lixo acumulado em meio à infraestrutura asfáltica precária

Os moradores de Aparecida de Goiânia estão sofrendo com buracos que se tornam uma espécie de ‘lagoa’ quando aparecem as chuvas. O cenário nas ruas W-6 e P-7 no setor Santa Luzia também prejudicam motoristas e pedestres que passam na região devido a quantidade de problemas infraestruturais.
Além disso, situações como a de mato alto sem roçagem e lixos espalhados pelas ruas são comuns em alguns bairros para quem visita o município. Um morador local relata descaso por parte da prefeitura. “Quando passa é fazendo um serviço mal feito, daí junta com o lixo que é deixado na rua, a enxurrada leva, cai na boca de lobo e o estrago tá feito. O caminhão de lixo passa um dia e faltam dois, três sem aparecer de novo.”, relata.
A Prefeitura de Aparecida de Goiânia afirma que a Operação Tapa-Buracos está em vigor e ao todo 14 equipes trabalham percorrendo todos os pontos do município que apresentam problemas na malha asfáltica. De acordo com nota concedida ao jornal O Hoje, informa que dentro do cronograma, as equipes atenderão a W-6 e a P-7 nesta quinta-feira (27).
Embora a operação seja necessária, especialistas destacam que investimentos em infraestrutura de qualidade e planejamento urbano são essenciais para enfrentar o problema. Recapeamentos completos, monitoramento constante e uso de tecnologias mais avançadas no asfalto podem oferecer uma solução duradoura. Dessa forma, o prefeito Daniel Vilela determina que “é para fazer bem feito. Aparecida tem pressa, precisamos colocar a cidade em ordem já”.
Os danos causados pelos buracos vão além do desconforto. O dono de uma oficina mecânica, João Luís destaca um aumento significativo nos atendimentos de veículos danificados, especialmente pneus, suspensões e rodas. Reparos simples, como alinhamento, podem custar R$ 50, mas danos mais graves elevam os custos para até R$ 800.
“Com ruas tão esburacadas como essas de Aparecida de Goiânia é importante que o motorista evite dirigir em alta velocidade ou frear bruscamente ao passar por buracos, pois agrava os danos.” A recomendação do especialista é redobrar a atenção, especialmente durante chuvas, e realizar manutenções preventivas no veículo.
Desafios para a recuperação
As chuvas desempenham um papel significativo na deterioração do asfalto. A água penetra nas fissuras, causando a quebra da camada asfáltica. A dificuldade em manter a base compactada que sustenta o asfalto torna os reparos menos duradouros. Conforme observa o arquiteto e urbanista Renato Melo, “Quanto a pavimentação asfáltica é muito importante que haja uma ação emergencial que atenda à mobilidade urbana para garantir a qualidade de vida da população principalmente durante o período chuvoso”.
Em uma entrevista concedida ao jornal O Hoje, o secretário de Infraestrutura de Aparecida de Goiânia, Alfredo Soubihe, destacou os desafios enfrentados pela atual gestão de Vilela, que, segundo ele, herdou problemas significativos da administração anterior. “Nós assumimos a prefeitura em uma situação deplorável. O usuário da malha viária sabe disso muito bem. Estamos correndo contra o tempo para colocar a ‘casa’ em ordem”, afirma.
De maneira contundente, o secretário criticou a falta de qualidade nos serviços prestados anteriormente. “Muitas vezes, a gestão passada fazia uma ‘porcariazinha’ e pronto. Em questão de 15 dias ou um mês, tudo já estava ruim de novo”, ressalta.
Soubihe também apontou as dificuldades enfrentadas devido às condições climáticas atuais. “Agora estamos em um período extremamente adverso para trabalhar na malha viária, porque chove demais, e somos dependentes do clima para garantir um serviço de qualidade”, observa.
Apesar disso, ele garantiu que esforços estão sendo feitos para minimizar os impactos. “Estamos tentando, de forma lógica e planejada, tapar os buracos que se abriram por causa das chuvas e da falta de manutenção da administração anterior”, concluiu.
Qualquer cidadão que se deparar com um buraco na rua pode acionar a administração municipal pelo telefone (62) 3545-5900 ou tirando uma foto e marcando a Prefeitura no Instagram (@prefaparecida).