Caiado é reconduzido à presidência do Consórcio BrC
Durante discurso na presença de governadores do Centro-Oeste e lideranças de diferentes regiões, Caiado defendeu o uso da tecnologia como instrumento de combate ao crime organizado

O governador Ronaldo Caiado (UB) segue liderando o Consórcio Brasil Central (BrC). A recondução do gestor à presidência do bloco foi confirmada durante a 1ª Assembleia de Governadores do Brasil Central, realizada no auditório do Centro Empresarial CNC, em Brasília, no Distrito Federal (DF), na última quinta-feira (27). O goiano seguirá na liderança do grupo até o dia 31 de dezembro de 2025.
A entidade é composta por sete unidades federativas: Goiás, Distrito Federal, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins. Com a renovação do mandato, Caiado reforça o compromisso de ampliar a cooperação entre os estados consorciados, com ênfase na segurança pública.
“Ao priorizar a segurança neste período, avançaremos tanto em políticas do consórcio quanto em operações conjuntas. Não vamos nos limitar a Goiás. As polícias terão liberdade para atuar de forma integrada nas áreas operacional e de inteligência em todas as unidades federativas”, destacou o governador. “A população não aguenta mais a escalada da violência, a insegurança, o avanço do narcotráfico e a agressividade do crime em todo o país”, completou.
Durante seu pronunciamento, Caiado também destacou a importância de investimentos em tecnologia pelos estados consorciados. “Precisamos avançar na segurança cibernética e no desenvolvimento de inteligência artificial”, introduziu.
Ao justificar a investida, destacou que isso poderá impulsionar setores estratégicos como o agronegócio, a modernização da gestão pública, a infraestrutura e a criação de soluções próprias de gerenciamento, “reduzindo a dependência de plataformas externas, sem comprometer a autonomia dos dados”, ressaltou.
A liderança de Caiado e a importância da integração entre os estados foram destacadas pelos demais chefes do Executivo do bloco. “É uma satisfação ter Caiado mais uma vez à frente deste consórcio, que tem gerado grandes resultados. Não há como enfrentar o crime organizado sem uma atuação conjunta”, afirmou o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, anfitrião do evento.
Leia mais: Caiado tem 86% de aprovação, aponta pesquisa Genial/Quaest
Por sua vez, o governador de Rondônia, Marcos Rocha, reforçou a necessidade de unidade: “Precisamos estar alinhados para vencer essa batalha”. Já Eduardo Riedel, governador do Mato Grosso do Sul, alertou para os desafios do combate à criminalidade: “Se não nos organizarmos contra o avanço da violência, teremos sérios problemas. Nossa capacidade de agir juntos é determinante para conter o crime organizado”, completou.
Novos acertos
Na reunião na capital federal, os governadores ainda assinaram um edital de licitação para a compra compartilhada de 26 helicópteros. As aeronaves vão reforçar o patrulhamento e a capacidade de reação das forças de segurança pública nos estados que integram o BrC.
O financiamento para aquisição das aeronaves será feito em parceria com o Banco de Brasília (BRB). O presidente da instituição, Paulo Henrique Costa, anunciou no evento que ampliará a linha de crédito aos estados para a compra dos helicópteros de R$ 500 milhões para R$ 2 bilhões.
Além disso, o trabalho de servidores da segurança pública nos entes federados que integram o BrC foi reconhecido com o Prêmio de Boas Práticas do Brasil Central. A premiação destacou projetos inovadores na área, valorizando iniciativas que fortalecem a segurança nas diferentes regiões do Brasil.