Gleisi Hoffmann vai substituir Padilha na SRI
Presidente Lula optou por aliado na articulação com o Congresso

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oficializou a deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR), presidente nacional do PT, como nova ministra da Secretaria de Relações Institucionais (SRI). Gleisi irá substituir o ministro Alexandre Padilha, realocado para o ministério da Saúde após a demissão de Nísia Trindade.
Lula estava entre Gleisi e o deputado e líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), para a vaga de Padilha. O presidente também avaliava colocar um nome que representasse o Centrão na pasta – o favorito era o deputado Isnaldo Bulhões (AL), líder do MDB na Câmara – mas optou por um aliado na SRI.
A escolha por Hoffmann foi anunciada em nota da Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom). Lula se encontrou com Gleisi na manhã desta sexta-feira (28).
Leia mais: Centrão começa a dar sinais de desembarque do governo Lula
Leia a nota da Secom na íntegra:
“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu na manhã desta sexta-feira, 28 de fevereiro, com a deputada federal e presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, e a convidou para assumir a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. Gleisi vai substituir o atual ministro da SRI, Alexandre Padilha, que foi recém-indicado para o Ministério da Saúde. A posse da nova ministra está marcada para o dia 10 de março.”