O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

Publicidade
Saúde

Papa Francisco enfrenta crise respiratória grave; entenda

Pontífice passou por dois procedimentos médicos

Otavio Augustopor Otavio Augusto em 3 de março de 2025
Foto de Capa 2025 03 03T182253.319
Papa Francisco no hospital. Foto: Divulgação

O Papa Francisco apresentou dois episódios de insuficiência respiratória nesta segunda-feira (3) e precisou de ventilação mecânica não invasiva, segundo boletim divulgado pelo Vaticano. O pontífice também passou por procedimentos médicos para remoção de secreções pulmonares.

Saúde do Papa Francisco

De acordo com as informações oficiais, o líder da Igreja Católica sofreu broncoespasmos causados pelo acúmulo de muco endobrônquico. Para aliviar o quadro, médicos realizaram duas broncoscopias. Durante o procedimento, Francisco permaneceu consciente e cooperativo. O Vaticano, no entanto, não divulgou detalhes sobre seu prognóstico ou uma possível data de alta.

A insuficiência respiratória já havia sido registrada na sexta-feira (28), mas os sintomas não se manifestaram no fim de semana. O problema retornou nesta segunda-feira, exigindo nova intervenção médica.

O Papa Francisco está internado no Hospital Gemelli, em Roma, desde 14 de fevereiro. Inicialmente, ele foi diagnosticado com bronquite, mas o quadro evoluiu para pneumonia em ambos os pulmões. Esta é sua internação mais longa desde o início de seu papado, em março de 2013.

Papa Francisco
Papa Francisco internado. Foto: Divulgação

Os médicos seguem monitorando sua condição de saúde e ainda não informaram o tempo estimado para sua recuperação.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também