20 novos procuradores são empossados em Goiás
Cerimônia marca início das nomeações dos 38 aprovados no 15º Concurso Público da Procuradoria-Geral do Estado

Nesta quinta-feira (6/3), às vésperas do Dia Nacional da Advocacia Pública, o governador Ronaldo Caiado (UB), ao lado do procurador-geral do Estado, Rafael Arruda, empossou 20 novos procuradores de Goiás. A solenidade ocorreu no Auditório Mauro Borges, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, e representa as primeiras nomeações de um total de 38 aprovados no 15º Concurso Público da Procuradoria-Geral do Estado (PGE-GO).
Caiado destacou a importância dos novos servidores na busca por inovações que garantam a eficácia das ações governamentais. “Isso é fundamental para nos alicerçar na busca de inovações que possam dar ao Estado a capacidade de entregar ao cidadão aquilo que ele precisa”, afirmou.
Com a posse, a PGE alcança o maior número de procuradores em atividade de sua história, totalizando 212 integrantes, de um total de 220 cargos previstos em lei. Os procuradores têm a missão de prestar consultoria jurídica aos órgãos da administração pública, direta ou indiretamente, além de representar o Estado em processos judiciais.
O procurador-geral Rafael Arruda ressaltou o papel vanguardista da PGE e a importância da atuação conjunta para alavancar o progresso do Estado. “Vocês são a tecnocracia com o poder de alavancar o progresso e não emperrar. Nos cabe, com respeito institucional, procurar alternativas e avanços para garantir a governabilidade”, disse.
O 15º Concurso Público da PGE-GO, realizado pela Fundação Carlos Chagas, contou com 4.842 inscritos, dos quais 38 foram aprovados. Após a posse, os novos procuradores passarão por um período de ambientação e um curso de formação.
O vice-governador Daniel Vilela e o presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, desembargador Leandro Crispim, também participaram da cerimônia, destacando o compromisso dos procuradores com a legalidade, a transparência e o desenvolvimento do Estado.