Regina Duarte ironiza Ainda Estou Aqui e gera polêmica
Publicação da atriz sobre filme premiado repercute

Regina Duarte repercutiu nas redes sociais após comentar sobre o filme Ainda Estou Aqui, vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional. A atriz, que elogiou a produção e torceu pela premiação, fez uma publicação que gerou debates ao usar o título do longa para ironizar as penas aplicadas aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro.
Publicação de Regina Duarte
No vídeo publicado por Regina Duarte, fotos de pessoas presas pelos atos de vandalismo na Praça dos Três Poderes aparecem com as respectivas penas aplicadas. Em uma das imagens, onde a condenação foi de 16 anos, a atriz legendou: “Ainda estou aqui presa…”.
A postagem gerou reações diversas. Enquanto alguns internautas defenderam a manifestação da atriz, outros criticaram o uso do filme para tratar do tema. O Supremo Tribunal Federal já condenou mais de 890 pessoas envolvidas nos atos, incluindo organizadores e participantes das invasões.
Torcida e elogios no Oscar
Antes da polêmica, Regina Duarte já havia comemorado a vitória de Ainda Estou Aqui no Oscar. “Agora é seguir produzindo e mostrando o nosso vasto Brasil para o mundo”, escreveu a atriz, que elogiou a atuação de Fernanda Torres e a direção de Walter Salles.
A produção aborda a história da família de Marcelo Rubens Paiva, cujo pai, Rubens Paiva, desapareceu durante a ditadura militar. A mãe do escritor, Eunice Paiva, dedicou anos à busca por respostas sobre o paradeiro do marido.

Declaração em podcast
Além da publicação, Regina Duarte falou sobre o filme no podcast Se Lig. “Eu vi um filme maravilhoso… Ainda Estou Aqui. Fernandinha Torres, meu Deus! Me deu uma vontade de fazer cinema, sabe? Que direção! Que texto! Que coisa maravilhosa, sabe?!”, disse a atriz.
O comentário reforçou a sua admiração pela produção, mas não impediu que a publicação no vídeo gerasse novas discussões.