“Sonho de Maguito”, diz Vilela ao assinar licitação de Eixo
Obra, assinada pelo prefeito e titular da Goinfra, garante conexão entre BR-153 e a GO-020. Projeto promete beneficiar o Distrito Agroindustrial da cidade

No último dia da gestão da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), Pedro Sales faz um aceno ao agro aparecidense junto ao prefeito de Aparecida Goiânia, Leandro Vilela (MDB), por autorizar a licitação do acesso do Distrito Agroindustrial Norberto Teixeira (Dianot) por uma avenida que deve atravessar a cidade Bela Vista para desaguar na GO-020. Junto com as lideranças do executivo, parlamentares da Câmara Municipal, associações de classe e representantes de empresas ligadas ao setor produtivo agrícola participaram da assinatura do documento.
Na ocasião, Vilela pontuou como o empreendimento pode beneficiar a região leste do município por desafogar os trânsito de veículos que escoam a produção agroindustrial que geralmente transitam para por dentro da região metropolitana pela BR-153. Entre os benefícios apontados pelo mandatário está a possibilidade de novas empresas adentrarem o município para o Dianot.
Além disso, o prefeito também aproveitou para relembrar a gestão do falecido tio Maguito Vilela, que tinha como objetivo administrativo o desenvolvimento da região leste da cidade por investimento na infraestrutura. Como afirmou o mandatário, o Dianot “é a continuação do sonho de Maguito” com os empreendimentos do polo aeronáutico e do Campus da UFG na cidade.
O empreendimento inteiro avaliado em cerca de R$ 30 milhões será custeado pelo Fundo Estadual de Infraestrutura (Fundeinfra) e deve contemplar duas partes que tem previsão de dois meses para o início das obras. Uma é a pavimentação e duplicação da via que saia do Dianot até Bela Vista, ao qual atualmente é majoritariamente uma estrada de terra, e a conexão desta nova avenida com a GO-020.
Segundo Sales, que deixou o cargo nesta terça-feira (11) para a diretoria da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra), ainda há outros 50 empreendimentos de mobilidade com custeio do fundo estadual, que hoje acumula arrecadação total de R$ 1,930 bilhão. Grande parte deste valor alocado à Seinfra compreende ao desenvolvimento estadual do agro por iniciativas de Parceria Públicos Privadas (PPPs), principalmente por empresas e cooperativas do sul goiano da região de Rio Verde.
Além deste acesso viário do Dianot, Sales denota o Anel Sul Goiânia anunciado em janeiro de 2025 que deve desviar o tráfego de Goiânia para outras avenidas estaduais e federais. O empreendimento pode também vir com recursos federais como conversado pelo prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (União Brasil), em encontro com ministro interino Olavo Noleto, para ligar a cidade de Hidrolândia até a saída de Anápolis com a BR-060. O objetivo, assim como o acesso, é desafogar o trânsito da BR-153 que inflaciona o tráfego dentro da Capital e Região metropolitana pelos veículos de escoamento produtivo de outras regiões do Estado.
Junto às lideranças, a vereadora de Aparecida Camila Rosa (União Brasil) reafirmou o apoio da Câmara Municipal com o executivo pela gestão de Vilela. Ao O Hoje, afirma que espera o auxílio dos parlamentares da Câmara para apoiar projetos que beneficiem o município por apoiar uma das principais produções municipais. “Para toda cidade é muito importante uma obra de desenvolvimento tão grande quanto essa do Dianot. Como produtora rural, também pertencente ao Sindicato Rural, digo que essa obra não só vai desenvolver a região leste, mas como toda a cidade”.