O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

Quebra de decoro

Alcolumbre avalia denunciar Gustavo Gayer ao Conselho de Ética por ataque a Gleisi

Presidente do Congresso afirma que equipe jurídica analisa representação contra Gayer após declarações sexistas contra a ministra Gleisi Hoffmann

Bruno Goulartpor Bruno Goulart em 13 de março de 2025
Alcolumbre avalia denunciar Gustavo Gayer ao Conselho de Ética por ataque a Gleisi
Foto: Câmara dos Deputados

O presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (UB), afirmou nesta quinta-feira (13/3) que sua equipe jurídica está analisando a possibilidade de denunciar o deputado Gustavo Gayer (PL) ao Conselho de Ética da Câmara por quebra de decoro parlamentar.

A decisão ocorre após Gayer fazer declarações sexistas contra a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT-PR), em uma publicação na rede social X.

Na quarta-feira (12), Gayer comparou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a um “cafetão” ao afirmar que ele teria “oferecido Gleisi Hoffmann como um cafetão oferece sua funcionária em uma negociação entre gangues”. A declaração foi feita após Lula comentar que colocou uma “mulher bonita” como ministra para melhorar a articulação com o Congresso.

Leia mais: MDB de Daniel Vilela prepara documento para “pensar o Brasil”

Gayer também mencionou o deputado Lindbergh Farias (PT-RJ), marido de Gleisi, e os presidentes da Câmara e do Senado, Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre, em outra publicação.

Alcolumbre criticou a postura de Gayer, destacando que a agressividade nas falas dificulta o diálogo político no país. “O que está dificultando no Brasil é as pessoas agredirem as outras sem medir o que estão falando”, afirmou o presidente do Congresso. Ele ressaltou que a análise jurídica é um passo importante para avaliar a representação contra o deputado.

O Conselho de Ética da Câmara é responsável por avaliar casos de quebra de decoro parlamentar. Caso a denúncia seja formalizada e acatada, Gayer poderá sofrer penalidades, que podem incluir a perda do mandato.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também