O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 4 de dezembro de 2025
maior evento literário

Dias Gomes é o homenageado da Flipelô 2025

Maior festa literária da Bahia celebra a obra do escritor que desafiou a censura e revolucionou a dramaturgia brasileira

Luana Avelarpor Luana Avelar em 13 de março de 2025
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O dramaturgo e romancista Dias Gomes (1922-1999) será o grande homenageado da Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô) deste ano, que acontece entre os dias 6 e 10 de agosto, no Centro Histórico de Salvador. Nascido na capital baiana, ele marcou a história da literatura e da televisão brasileira com obras que abordam intolerância religiosa, coronelismo e o uso político da fé, explorando o realismo mágico em suas narrativas.

Autor de O Pagador de Promessas, única produção brasileira a conquistar a Palma de Ouro no Festival de Cannes, e de novelas icônicas como O Bem-Amado e Roque Santeiro, Dias Gomes teve sua trajetória atravessada pela censura da ditadura militar. Em 1964, foi demitido da Rádio Nacional por conta do Ato Institucional nº 1, e em 1975, sua novela Roque Santeiro foi vetada pela censura poucos dias antes da estreia, retornando à TV apenas uma década depois.

A relação de Dias Gomes com a Bahia também será destaque na Flipelô. Amigo próximo de Jorge Amado, o escritor frequentava a Casa do Rio Vermelho, onde discutia literatura e política com o autor de Gabriela, Cravo e Canela. Suas trocas de cartas, que hoje fazem parte do acervo da Fundação Casa de Jorge Amado, revelam afinidades temáticas e um olhar crítico sobre o país.

Com uma carreira que abrange 33 peças de teatro, oito livros, 14 telenovelas, cinco minisséries e dois seriados, Dias Gomes deixou um legado incontornável. Seu ingresso na Academia Brasileira de Letras, em 1991, consolidou sua contribuição à cultura nacional. Para Angela Fraga, diretora-executiva da Fundação Casa de Jorge Amado, a homenagem na Flipelô reforça sua importância: “Ele trouxe para a dramaturgia temas que ainda ressoam na sociedade brasileira.”

Criada em 2017 e inspirada na Flip de Paraty, a Flipelô se tornou o maior evento literário da Bahia. Além de valorizar a memória de Jorge Amado, promove a cultura e incentiva a leitura entre os jovens. Este ano, a programação trará debates, exposições e atividades que resgatam o impacto da obra de Dias Gomes, reafirmando seu papel como um dos maiores escritores do país.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também