Mãe reencontra filho após 50 anos separados com ajuda da internet; entenda
Publicação em rede social ajudou a conectar familiares

Após 50 anos sem contato, uma idosa de 90 anos reencontrou o filho, agora com 75, por meio de uma videochamada organizada pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas) de Guarujá, em São Paulo. O reencontro foi possível após buscas na internet mobilizarem familiares na Paraíba.
José Walter da Silva saiu de sua cidade natal há mais de duas décadas em busca de trabalho. Porém, após ser abandonado pelo companheiro de viagem, passou a viver em situação de rua no litoral paulista. Recentemente, ele foi internado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Professor Doutor Matheus Santamaria, devido a um problema respiratório. Ao receber alta, foi encaminhado ao Acolhimento Institucional José Calherani, onde revelou à equipe social que não via a mãe e a irmã há cinco décadas.
Reencontro entre mãe e filho
Diante do relato, a coordenadora da unidade, Rúbia Gabriela, decidiu buscar informações sobre os parentes de José. Ela publicou sua história em uma página de compra e venda da cidade de Santa Rita, na Paraíba. Horas depois, uma sobrinha entrou em contato e forneceu informações que levaram à localização da mãe e da irmã dele.
O reencontro ocorreu virtualmente. Durante a chamada, a mãe contou que havia sonhado com a família reunida na noite anterior. A irmã de José, que ainda era criança quando ele deixou a Paraíba, também participou do momento.

Os parentes manifestaram o desejo de levá-lo de volta para casa, mas afirmaram não ter condições financeiras para custear a viagem. Diante disso, a irmã dele, que mora no Rio de Janeiro, se ofereceu para acolhê-lo. A Prefeitura de Guarujá informou que trabalha na logística para que o reencontro presencial aconteça em breve. Enquanto isso, José segue recebendo assistência social na cidade paulista.