O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Social

Ministra dos Direitos Humanos participa do lançamento do Pop Rua Cidadã na Câmara de Goiânia

Iniciativa da vereadora Kátia Maria busca fortalecer políticas públicas para a população em situação de rua, com foco em dignidade, inclusão e acesso a direitos básicos

Bruno Goulartpor Bruno Goulart em 13 de março de 2025
Ministra dos Direitos Humanos participa do lançamento do Pop Rua Cidadã na Câmara de Goiânia
Foto: Divulgação

A ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, esteve em Goiânia nesta quarta-feira, 12, para o lançamento do projeto Pop Rua Cidadã, idealizado pela vereadora Kátia Maria (PT).

O evento, realizado na Câmara Municipal, reuniu esforços para fortalecer políticas públicas voltadas à população em situação de rua na capital goiana. A ministra destacou a importância de iniciativas que garantam dignidade, assistência social e inclusão, reforçando o compromisso do governo federal com a pauta.

Durante o lançamento, Macaé Evaristo citou o plano Ruas Visíveis, do Ministério dos Direitos Humanos, que busca garantir direitos e dignidade para essa população. Ela ressaltou a necessidade de diálogo com estados e municípios para ampliar a rede de apoio. “O Pop Rua Cidadã demonstra que é possível unir esforços para garantir que ninguém seja deixado para trás”, afirmou a ministra, destacando a importância de projetos locais como esse.

Leia mais: MDB de Daniel Vilela prepara documento para “pensar o Brasil”

A vereadora Kátia Maria (PT), idealizadora do projeto, explicou que a iniciativa é resultado de um trabalho iniciado em 2023, quando percebeu o crescimento da população em situação de rua em Goiânia. Com mais de R$ 1 milhão em emendas parlamentares, o projeto busca criar uma rede de acompanhamento e inclusão social, em parceria com instituições como PUC, UFG e IFG. Kátia enfatizou que a proposta vai além do assistencialismo, focando em soluções específicas para cada indivíduo.

Além do lançamento do Pop Rua Cidadã, a vereadora cobrou a implementação do Plano Municipal para a População em Situação de Rua, ainda não efetivado pela Prefeitura de Goiânia. Kátia também encaminhou à ministra um pedido para a instalação de Pontos de Apoio, que oferecerão serviços essenciais como higiene pessoal, saúde básica e guarda de pertences. “Esses Pontos garantem direitos básicos e acolhimento, algo fundamental para quem vive nas ruas”, concluiu Macaé Evaristo.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também