sábado, 26 de setembro de 2026
crianças e adolescentes

O fim da era digital sem limites?

Governo lança guia para restringir uso de telas por crianças e adolescentes

Luana Avelarpor em
Publicação oferece recomendações para pais, educadores e gestores, enquanto nova lei proíbe celulares nas escolas. Foto: Getty Images
Publicação oferece recomendações para pais, educadores e gestores, enquanto nova lei proíbe celulares nas escolas. Foto: Getty Images

O governo federal lançou na última terça-feira (11) a publicação Crianças, Adolescentes e Telas: Guia sobre Uso de Dispositivos Digitais, com o objetivo de promover um ambiente digital mais seguro e equilibrado. O documento apresenta diretrizes para reduzir o tempo de exposição às telas e reforça o papel da família e da escola no acompanhamento das crianças e adolescentes no ambiente digital. O lançamento ocorre no momento em que a Lei nº 15.100/2025 entra em vigor, restringindo o uso de celulares nas escolas públicas e privadas do país.

A ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, destacou os impactos negativos do tempo excessivo diante das telas, que podem levar a ansiedade, depressão e sedentarismo. A secretária-executiva do ministério, Janine Mello, pontuou que a supervisão parental se tornou mais difícil com o acesso individualizado aos dispositivos, o que exige um esforço maior para monitorar conteúdos consumidos pelos jovens. O secretário de Políticas Digitais da Presidência, João Brant, reforçou a necessidade de um pacto social para equilibrar o uso saudável da tecnologia com a proteção dos usuários.

O guia traz recomendações importantes, como evitar telas para crianças menores de dois anos, não disponibilizar celulares próprios antes dos 12 anos e garantir acompanhamento familiar no uso da internet até os 17 anos. Além disso, orienta que o uso de redes sociais respeite a classificação indicativa e que escolas avaliem criteriosamente a introdução de tecnologias digitais no ensino infantil. A publicação também explica como as plataformas digitais lucram com o engajamento dos usuários, alertando sobre os impactos econômicos e sociais desse modelo de negócios.

A restrição ao uso de celulares nas escolas, aliada às diretrizes do guia, gerou debates sobre a eficácia dessas medidas. Enquanto educadores avaliam que a redução da distração pode favorecer o aprendizado, há questionamentos sobre a adaptação dos jovens, chamados de nativos digitais. Para a secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt, a resistência inicial dos estudantes tende a ser superada à medida que a escola e a família promovam novas formas de interação e aprendizado sem a dependência das telas.

A preocupação com o uso excessivo da tecnologia é reforçada por dados da pesquisa TIC Kids Online Brasil 2024, que aponta que 93% das crianças e adolescentes de 9 a 17 anos utilizam a internet regularmente, sendo que 23% começaram a acessá-la até os 6 anos de idade. Com base nesses números, o governo pretende atualizar continuamente o guia, ampliando estratégias para mitigar os riscos do ambiente digital e incentivar hábitos mais saudáveis entre os jovens.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Horóscopo do dia (25/09): veja as previsões para o seu signo

ASTROS

Horóscopo do dia (26/09): veja as previsões para o seu signo

Dia favorece conversas sinceras, reorganização da rotina e decisões tomadas sem pressa
Festiva na Pegada reúne Mari Fernandes e Mateus Fernandes em Goiânia

ENTRETENIMENTO

Festiva na Pegada reúne Mari Fernandes e Mateus Fernandes em Goiânia

Evento será realizado em 12 de dezembro e terá shows, DJs, open bar e open churrasco premium
Festival Viva Goiânia

ANIVERSÁRIO DE GOIÂNIA

Festival Viva Goiânia terá 229 atrações em outubro

Comemorações pelos 93 anos da Capital serão realizadas em 11 regiões, com shows, esporte, cultur...
Plano de saúde para pets vira benefício oferecido por empresas; veja como funciona

BENEFÍCIOS PROS AU-MIGOS

Plano de saúde para pets vira benefício oferecido por empresas; veja como funciona

Serviço oferece acesso a clínicas e hospitais veterinários mediante mensalidade; 92% dos brasilei...
Horóscopo do dia (25/09): veja as previsões para o seu signo

ASTROS

Horóscopo do dia (25/09): veja as previsões para o seu signo

Previsões indicam oportunidades no trabalho, conversas importantes no amor e atenção antes de tom...
rosto

saúde

Seu rosto precisa mesmo seguir uma tendência? Médico explica os riscos de mudar a fisionomia por influência das redes

Autor de "Seu rosto não é moda" explica por que o algoritmo sabe o que está na moda, mas não o q...
Drauzio Varella tentará cadeira na Academia Brasileira de Letras

após Sessão da Saudade

Drauzio Varella tentará cadeira na Academia Brasileira de Letras

Médico e escritor de 83 anos pretende concorrer à vaga 32, que pertenceu a Ariano Suassuna antes d...
Amigo de piloto diz que helicóptero de Rick tinha problemas

JÁ TINHA RELATADO FALHAS

Amigo de piloto diz que helicóptero de Rick tinha problemas

Homem afirmou que piloto já havia relatado falhas principalmente em dias de chuva; documentos apont...