quarta-feira, 19 de agosto de 2026
Saúde

Estudo reforça tratamento dos agravos decorrentes da Covid-19

91,1% dos entrevistados relataram ao menos um sintoma após a infecção pela doença

Maria Eduarda Leãopor Maria Eduarda Leão em
Estudo reforça tratamento dos agravos decorrentes da Covid-19
| Foto: divulgação

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), reforça a importância do acompanhamento médico para os pacientes que sofrem com sequelas persistentes da Covid-19. Uma vez que, de acordo com um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), realizado em parceria com a Escola de Saúde Pública de Harvard e a Escola de Economia e Ciências Políticas de Londres, 91,1% dos entrevistados relataram ao menos um sintoma após a infecção pelo coronavírus.

A chamada Covid longa, também conhecida como síndrome pós-Covid, é uma condição crônica associada à infecção (CCAI) que pode surgir após a contaminação pelo vírus SARS-CoV-2. Desde outubro de 2021, a Organização Mundial da Saúde (OMS) registrou os efeitos prolongados da doença. Essa condição é caracterizada pela permanência de certos sintomas por mais de quatro semanas após a infecção, mas podendo persistir por períodos variados, de três meses a vários anos.

Essa síndrome pode se manifestar de diferentes formas, como um ou múltiplos sintomas que podem mudar com o tempo, além de, em alguns casos, causar danos aos órgãos. Além disso, o estudo aponta que os sintomas mais comuns incluem fadiga, dor intramuscular, encefalite miálgica e comprometimento cognitivo.

A pesquisa também revelou que 71,3% dos entrevistados continuam a apresentar pelo menos um sintoma frequente, enquanto 39,3% relataram a síndrome pós-Covid. No entanto, apenas 8,3% receberam um diagnóstico formal de um profissional de saúde.

Aproximadamente 50% dos participantes relataram precisar de serviços de saúde para condições que apareceram ou pioraram após a Covid nos seis meses anteriores à entrevista.

Mercado de trabalho

As sequelas da Covid-19 podem comprometer a qualidade de vida de 10% a 20% dos indivíduos que tiveram a doença. Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), até 47% das pessoas que trabalhavam antes da fase aguda da infecção não retornaram ao mercado. Além disso, entre 5% e 90% afirmaram que não foram capazes de recuperar os níveis de produtividade anteriores à Covid, enquanto de 8% a 39% relataram impactos diretos na vida profissional.

“Os resultados indicam que indivíduos não recuperados, especialmente os mais velhos e com histórico psiquiátrico, apresentaram significativa diminuição na capacidade de trabalho”, afirma Lívia Aragão, pesquisadora da Universidade, que também é médica do trabalho.

“A estratégia mais eficaz para prevenir as condições pós-covid é evitar a própria covid-19, por meio da adoção de medidas para prevenção da aquisição de infecções respiratórias, incluindo a vacinação”, defende.

Panorama da Covid-19 em Goiás

Desde o início da pandemia, em março de 2020, o estado de Goiás registrou 2.071.799 casos da doença, sendo que 2.039.671 pacientes se recuperaram. Em 2024, foram confirmados 84.697 novos casos, com uma taxa de incidência de 1.207 casos a cada 100 mil habitantes. Os grupos mais afetados continuam sendo adultos entre 20 e 49 anos, com maior prevalência entre mulheres (56,65% dos casos).

Além disso, a capital contabilizou 25 casos graves da doença e quatro óbitos apenas em 2025. No entanto, a superintendente de Gestão de Redes de Atenção à Saúde, Maria Cláudia Honorato, reforça que o cenário atual é diferente do período mais crítico da pandemia. “Não estamos mais em um período epidemiológico crítico. A testagem de Covid-19 passa a ser realizada dentro da estrutura da rede municipal de saúde, assim como acontece com doenças como H1N1 e dengue”, explica.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Após oito dias, incêndio em Terra Ronca chega ao fim com 14,1 mil hectares atingidos

CHAMAS NO CERRADO

Após oito dias, incêndio em Terra Ronca chega ao fim com 14,1 mil hectares atingidos

Mais de 120 pessoas participaram da força-tarefa contra as chamas na APA Serra Geral de Goiás; cer...
Suspeito de matar três em chacina de Goiatuba recebe alta e vai para presídio

CRIME PROVOCADO POR CIÚMES

Suspeito de matar três em chacina de Goiatuba recebe alta e vai para presídio

Leonardo José de Araújo, de 43 anos, estava internado em Goiânia desde o fim de julho, após ser ...
Operação da PCDF mira grupo suspeito de roubos, furtos e tráfico em Brasília

Operação Ocultos

Operação da PCDF mira grupo suspeito de roubos, furtos e tráfico em Brasília

Investigação aponta atuação em roubos, furtos, receptação e tráfico de drogas; três pessoas ...
Mega-sena

Concurso 3046

Mega-Sena acumula e prêmio chega a R$ 50 milhões

Concurso 3.046 não teve ganhador na faixa principal; novas apostas podem ser feitas para o sorteio ...
Acidente entre micro-ônibus e carreta deixa 23 mortos no Paraná

Tragédia no Trânsito

Acidente entre micro-ônibus e carreta deixa 23 mortos no Paraná

Colisão aconteceu na madrugada desta quarta-feira (19), na BR-373, em Ipiranga; micro-ônibus trans...
Suspeitos se passam por policiais para matar homem dentro de casa em Goiânia

Operação Engodo

Suspeitos se passam por policiais para matar homem dentro de casa em Goiânia

Operação cumpre 12 medidas cautelares em Goiás e no Rio de Janeiro e investiga crime motivado por...
lei seca

MUDANÇAS

Lei Seca terá novas regras em todo o Brasil e fiscalização será ampliada

Regras aprovadas pelo Contran incluem reteste do bafômetro e exames para detectar drogas
Quarta (19) começa amena, mas calor de 32°C toma conta de Goiânia

PREVISÃO DO TEMPO

Quarta (19) começa amena, mas calor de 32°C toma conta de Goiânia

Capital terá diferença de 13°C entre mínima e máxima nesta quarta-feira (19), enquanto umidade ...