O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 28 de abril de 2025
Prestação de contas

Goiás registra aumento na arrecadação e mantém equilíbrio fiscal, aponta Secretaria da Economia

Estado apresentou crescimento na receita líquida, controle de despesas e redução nos gastos com pessoal, mantendo-se dentro da margem de segurança fiscal.

Bruno Goulartpor Bruno Goulart em 19 de março de 2025
Goiás registra aumento na arrecadação e mantém equilíbrio fiscal, aponta Secretaria da Economia
Foto: Maykon Cardoso/Alego

A Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento da  Alego realizou, nesta quarta-feira (19), audiência pública para a prestação de contas da Secretaria da Economia referente ao 3º quadrimestre de 2024.

O balanço foi apresentado pelo titular da pasta, Francisco Sérvulo Freire Nogueira, e destacou a evolução das contas públicas, com aumento da arrecadação e manutenção do equilíbrio fiscal.

Segundo os dados divulgados, a arrecadação líquida do Estado cresceu de R$ 38,41 bilhões em 2023 para R$ 42,33 bilhões em 2024, impulsionada pela recuperação de dívidas e pelo bom desempenho econômico. O programa “Negocie Já”, que permitiu a renegociação de tributos como ICMS, IPVA e ITCD, também contribuiu significativamente para o incremento da receita estadual.

Leia mais: Copom deve elevar Selic mais uma vez

Os gastos com pessoal apresentaram redução em relação ao ano anterior, caindo de 43,2% da receita líquida em 2023 para 41,7% em 2024, ficando abaixo do limite prudencial (46,17%) e do teto permitido (48,6%) pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Já as despesas totais cresceram 6,11% em termos reais, um aumento ligeiramente superior à variação real da receita (5,35%).

O secretário ainda ressaltou que Goiás manteve uma trajetória positiva desde 2019, com melhorias nos principais indicadores financeiros.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também