O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Operação cash courier

PF realiza operação contra tráfico internacional de armas no Rio de Janeiro

As investigações apontaram que o grupo criminoso, teria sido responsável pela entrada de cerca de 2 mil fuzis no país

Renata Ferrazpor Renata Ferraz em 20 de março de 2025
PF
Foto: Divulgação/PF

Na manhã desta quinta-feira (20), a Polícia Federal (PF) realizou a Operação Cash Courier, cumprindo 14 mandados de busca e apreensão contra suspeitos de envolvimento com tráfico internacional de armas no Rio de Janeiro.

A ação mobiliza 80 agentes da PF e dez policiais civis, com foco na desarticulação de uma organização criminosa que contrabandeava armamentos dos Estados Unidos para o Brasil.

A operação é um desdobramento da Operação Senhor das Armas, realizada em 2017, quando 60 fuzis foram apreendidos no Aeroporto Internacional Tom Jobim/Galeão. As investigações apontaram que o grupo criminoso, comandado por um suspeito identificado pela PF, teria sido responsável pela entrada de cerca de 2 mil fuzis no país, vindos de Miami, nos Estados Unidos. As armas eram destinadas a uma facção criminosa do Rio de Janeiro, que as distribuía entre comunidades sob seu controle.

Além do tráfico de armas, o líder da organização criminosa utilizava um esquema sofisticado de lavagem de dinheiro. Empresas e pessoas de confiança eram usadas para a compra de imóveis e outros bens, ocultando os recursos obtidos ilegalmente. Como parte da ação, a Justiça determinou o sequestro e bloqueio de bens e ativos financeiros pertencentes ao grupo, somando um valor total de R$ 50 milhões.

Os mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em endereços residenciais e comerciais nos bairros da Barra da Tijuca e do Recreio dos Bandeirantes, ambos localizados na zona oeste da capital fluminense. A Polícia Federal segue com as investigações para desmantelar toda a rede criminosa e identificar outros envolvidos no esquema ilícito.

Leia mais: Acidente na BR-060 deixa um morto e três feridos em estado grave

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também