O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 21 de dezembro de 2025
Jogo político

Governo Lula teme resistência da oposição para aprovar PEC da Segurança

Bancada bolsonarista, que comanda comissões de segurança, pode alterar texto da proposta e dificultar avanço da medida, temem ministros

Bruno Goulartpor Bruno Goulart em 21 de março de 2025
Governo Lula teme resistência da oposição para aprovar PEC da Segurança
Foto: Antônio Cruz/ Agência Brasil

O governo federal está preocupado com a possibilidade de a oposição desvirtuar o texto da PEC da Segurança, uma das apostas da gestão petista, que será encaminhada ao Congresso Nacional em abril.

Ministros temem que parlamentares bolsonaristas transformem a proposta em um “monstrengo”, desidratando seu conteúdo original e incluindo bandeiras da direita. A avaliação é compartilhada por deputados da oposição, como Filipe Barros (PL-PR), que afirmou: “O governo terá muita dificuldade em aprovar essa PEC. Além da comissão de segurança estar conosco, muitos governadores são contra a PEC e vão influenciar suas bancadas”.

Leia mais: Vilela vai ao Paço conversar com Mabel sobre parcerias e disputa de 2026

Um dos entraves apontados pelo governo é a presidência de comissões estratégicas por parlamentares alinhados ao bolsonarismo. Na Câmara, a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado é comandada por Paulo Bilynskyj (PL-SP), crítico da proposta do Ministério da Justiça. No Senado, o colegiado é presidido por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), também contrário ao texto.

Apesar de a PEC não precisar passar por essas comissões, a influência política dos presidentes pode impactar a tramitação. Bilynskyj, no entanto, afirmou que está aberto ao diálogo e que sabe separar suas funções como deputado de oposição e presidente da comissão.

O deputado do PL sinalizou que não criará oposição apenas por ser contrário ao governo Lula, mas criticou o texto da PEC, classificando-o como “muito ruim” e “chover no molhado”. Ele destacou que o empoderamento de guardas municipais, previsto na proposta, é uma demanda antiga da direita, mas avaliou que a PEC prejudica a autonomia dos estados.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também