O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 27 de março de 2025
Publicidade
caso zambelli

Faltam apenas 2 votos do STF para condenar Carla Zambelli a 5 anos de prisão

Processo que julga a deputada federal segue no plenário virtual do Supremo

Postado em 23 de março de 2025 por João Reynol
6 nota foto Bruno Spada Camara dos Deputados
Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Na tarde desta sexta-feira (23), o ministro Flávio Dino do Supremo Tribunal Federal (STF) votou a favor da condenação da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) para 5 anos e três meses de prisão pela posse ilegal de armas de fogo e constrangimento público. Atualmente, outros três ministros votaram a favor do encarceramento e da cassação do mandato da parlamentar, totalizando quatro votos de Gilmar Mendes, relator do caso, a ministra Cármen Lúcia, Alexandre de Moraes e o ministro Flávio Dino. Até o momento, faltam apenas dois votos favoráveis para a condenação.

O julgamento atualmente segue no plenário virtual em que os magistrados votaram em temas com o uso de uma assinatura digital do STF. A esta medida, é esperado que a Suprema Corte julgue Zambelli até o prazo final, que termina na próxima sexta-feira (28). Mesmo assim, os ministros do STF ainda podem pedir vistas e pedir para que o julgamento seja movido para o plenário físico. Na mesma semana, a denúncia do o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) será julgada para tornar, ou não, o ex-mandatário em um réu do processo. 

O entendimento do STF é relacionado em um episódio de 2022 em que Zambelli apontou uma arma de fogo e perseguiu um apoiador de Luiz Inácio Lula (PT) dois dias antes da eleição por uma discussão política. No último dia 30 de janeiro, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE) havia cassado a deputada federal por uso indevido dos meios de comunicação e abuso de poder político

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também