Dilma Rousseff é reeleita presidente do Banco dos Brics por mais 5 anos
Ex-presidente segue no comando do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB) até 2030

A ex-presidente do Brasil, Dilma Rousseff (PT), foi reeleita para um novo mandato de cinco anos à frente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), conhecido como Banco dos BRICS. O anúncio aconteceu no último domingo (23), durante a reunião anual do Fórum de Desenvolvimento da China, em Pequim.
Dilma assumiu a presidência do banco em abril de 2023, com mandato inicial previsto para terminar em julho deste ano. Sua recondução ao cargo foi aprovada por unanimidade pelo conselho do banco.
A decisão de sua reeleição contou com o apoio do presidente russo Vladimir Putin, que indicou Dilma para continuar na presidência do banco.
Leia mais: Lula desembarca no Japão para visita de 6 dias à Ásia
O NDB, sediado em Xangai, foi estabelecido pelos países membros do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) para financiar projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável nos países emergentes. Desde sua criação, o banco aprovou cerca de US$ 32,8 bilhões para o financiamento de 96 projetos.
Com a reeleição, Dilma Rousseff continuará liderando o NDB até 2030, fortalecendo a parceria entre os países do BRICS e ampliando a atuação do banco no cenário internacional.