O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 27 de março de 2025
Publicidade
Satélites

Anatel avalia riscos geopolíticos para decidir sobre expansão da Starlink no Brasil

Empresa de Elon Musk aguarda liberação para ampliar operação de internet via satélite, enquanto agência reforça necessidade de análise robusta sobre segurança e compliance

Postado em 25 de março de 2025 por Bruno Goulart
Anatel avalia riscos geopolíticos para decidir sobre expansão da Starlink no Brasil
Foto: Conexão Política

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) solicitou uma avaliação de riscos geopolíticos para embasar a decisão sobre a expansão da Starlink, empresa de Elon Musk, no Brasil. Segundo a Anatel, o setor de satélites é estratégico globalmente, exigindo uma “instrução robusta” para que o Conselho Diretor avalie a aprovação.

A agência destacou a importância do uso eficiente do espectro orbital, a segurança de dados e o cumprimento das normas nacionais como critérios essenciais para a análise.

Leia mais: Mesmo sob pressão do UB, Caiado confirma pré-campanha presidencial na Bahia

A Starlink, líder no mercado brasileiro de internet via satélite, tem 224,5 mil clientes no país, sendo um terço na região Norte. A empresa busca autorização para ampliar sua rede em pelo menos 7.500 satélites.

A Anatel afirmou que, embora a análise de riscos geopolíticos não seja incomum, a Starlink é a primeira grande operadora a pedir expansão no Brasil, justificando a necessidade de informações adicionais para uma decisão criteriosa.

O processo ocorre em meio a tensões entre Elon Musk e o governo brasileiro. Em 2023, a Starlink desafiou uma ordem do STF para bloquear a rede social X (antigo Twitter), mas recuou após ameaças de suspensão de sua licença.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também