quarta-feira, 21 de outubro de 2026
Parceria

Daniel e Leandro Vilela avaliam construção de mineradora em Aparecida

Projeto de empresa peruana foi apresentado ao vice-governador e ao prefeito da Cidade Administrativa

Thiago Borgespor em
Daniel e Leandro Vilela avaliam construção de mineradora em Aparecida
Foto: Jhonney Macena

O vice-governador de Goiás, Daniel Vilela (MDB), visitou a Cidade Administrativa Maguito Vilela para uma reunião com o prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela (MDB), e com o CEO da mineradora peruana Aclara Palma, José Augusto Palma. O encontro, na última segunda-feira, 24, marcou o retorno do vice-governador ao paço aparecidense.

Na reunião, ocorreu a apresentação oficial da planta-piloto da mineradora, que está sendo construída para testar, de forma sustentável, a extração de terras raras a partir de argilas em Nova Roma, interior de Goiás. O projeto piloto faz parte do empreendimento Carina, da Aclara Resources, que está sendo instalado em Nova Roma com um investimento total de R$ 2,8 bilhões. A expectativa é que a planta definitiva comece a operar em 28 de outubro deste ano.

A planta-piloto está sendo implantada no polo industrial All Park e já tem 70% das obras concluídas. Com 2 mil metros quadrados, a unidade deverá iniciar sua operação entre o final de abril e o início de maio, gerando inicialmente 60 empregos diretos. O projeto será operado por um período de quatro a seis meses, tempo em que serão testadas as etapas do processo produtivo da mineradora até a conclusão da planta definitiva.

Durante o encontro, Daniel ressaltou o impacto positivo da mineradora para Goiás. “A cidade de Nova Roma é uma região que conhecemos bem e que historicamente precisa de investimentos para impulsionar seu desenvolvimento. Esse projeto da Aclara é, além de um grande investimento, altamente moderno e inovador do ponto de vista tecnológico. Ele utiliza um processo sustentável, que não agride o meio ambiente, empregando apenas água para a extração. É um exemplo claro de como é possível gerar desenvolvimento, respeitando a natureza e beneficiando diretamente a população com emprego e renda”, afirmou.

Leia mais: Bolsonaro vira réu por tentativa de golpe de Estado

Leandro agradeceu a visita do CEO da mineradora e destacou a importância da iniciativa para a cidade. “É uma alegria receber o senhor José Palma em nossa cidade e ver que Aparecida foi escolhida para sediar esse projeto tão importante. A planta-piloto representa uma nova etapa de desenvolvimento, com expectativa de geração de empregos, renda e oportunidades para nossa população. Estamos muito confiantes e otimistas com os resultados que isso trará”, afirmou.

Palma explicou que a planta-piloto tem um papel fundamental na preparação para o projeto principal da empresa. “Nossa tecnologia permite extrair terras raras com altíssimo grau de eficiência e sustentabilidade. A partir desses elementos, conseguimos melhorar significativamente o desempenho de motores elétricos, gerando mais potência com menor consumo. Isso possibilita, por exemplo, a redução do tamanho e do peso das baterias. É uma revolução para a indústria da mobilidade elétrica e para a transição energética como um todo”, destacou o CEO da mineradora peruana.

O projeto é uma das primeiras medidas que marcam a relação entre a gestão aparecidense e o governo estadual. Eleito a partir do endosso da base do governador Ronaldo Caiado (União Brasil), a aliança da prefeitura comandada por Vilela com o governo estadual, que em breve deve ser comandado pelo primo Daniel, é o caminho natural. (Especial para O Hoje)

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Aparecida Caiado Daniel Vilela Leandro Vilela mineradora

Veja também

Celina descarta novo debate com Grass: “Não pretendo encontrar com ele”

POLÍTICA

Celina descarta novo debate com Grass: “Não pretendo encontrar com ele”

Governadora afirma que estratégia é conquistar indecisos e eleitores que votaram em outros candida...
Quaest: Flávio tem 45% e Lula, 44% das intenções de voto no 2º turno

ELEIÇÕES 2026

Quaest: Flávio tem 45% e Lula, 44% das intenções de voto no 2º turno

Pesquisa divulgada nesta quarta-feira (21) mostra empate técnico entre os candidatos à Presidênci...
Nunes Marques

Eleições 2026

TSE deve deixar restrição a canais de WhatsApp para eleições de 2028

Presidente da Corte, Kassio Nunes Marques, é contra mudanças nas regras eleitorais às vésperas d...
Filha de Lula chama Flávio Bolsonaro de ‘moleque’ durante evento em Goiânia

eleições 2026

Filha de Lula chama Flávio Bolsonaro de ‘moleque’ durante evento em Goiânia

Lurian Lula da Silva criticou postura do senador em debate em evento na capital goiana
Flávio Bolsonaro

ELEIÇÕES 2026

Flávio Bolsonaro anuncia abertura de sigilos e cobra medida de Lula

Candidato do PL afirma que autoriza a quebra de sigilos dos últimos 20 anos e apresenta petição a...
Boca de urna: veja o que é proibido fazer no dia da eleição e como denunciar

ELEIÇÕES 2026

Boca de urna: veja o que é proibido fazer no dia da eleição e como denunciar

Pedir votos, distribuir santinhos e promover candidaturas durante a votação pode configurar crime ...
Celina Leão articula apoio político para preservar Fundo Constitucional do DF

POLÍTICA | ORÇAMENTO

Celina Leão articula apoio político para preservar Fundo Constitucional do DF

Candidata reuniu parlamentares e anunciou articulações no Congresso Nacional para discutir os efei...
Leandro Grass participa de ato com professores e eventos pela democracia nesta quarta (21)

POLÍTICA

Leandro Grass participa de ato com professores e eventos pela democracia nesta quarta (21)

Candidato ao GDF também será sabatinado pelo SBT e terá encontros com grupos ligados à pauta dem...