Lula diz que extrema-direita negacionista é risco para democracia
Presidente disse defender o livre comércio entre os países

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (26) que a “extrema-direita negacionista” representa um risco para a democracia ao redor do mundo. A declaração aconteceu durante o discurso do petista no Fórum Empresarial Brasil-Japão, evento com empresários no Japão.
“A democracia corre risco no planeta com eleição de extrema direita negacionista que não reconhece sequer vacina, não reconhece sequer a instabilidade climática e não reconhece sequer partidos políticos, sindicatos e outras coisas. E a negação da política não trará nenhum benefício para a humanidade. Inclusive, os negacionistas não querem sequer atender o cumprimento do Protocolo de Kyoto”, declarou Lula.
Leia mais: Julgamento do STF tende a impulsionar discurso bolsonarista no Congresso
No encerramento, o presidente ainda tratou da necessidade de lutar pelo livre comércio. Para Lula, é preciso evitar uma nova Guerra Fria. “Precisamos defender muito bem e com muita força a questão do livre comércio. Nós não podemos voltar a defender o protecionismo. Nós não queremos uma 2ª Guerra Fria. O que nós queremos é comércio livre para que a gente possa definitivamente fazer com que nossos países se estabeleçam no movimento da democracia, no crescimento econômico e na distribuição de riqueza”, disse o presidente.